Havaí 5-0

A série de tv Havaí 5-0, exibida nos EUA entre 1968 e 1969, marcou o gênero policial e influencia seriados até hoje.
Criada por Leonard Freeman, teve seu primeiro episódio exibido em 20 de setembro de 1968. Mostrava a equipe especial do governo do Havaí, que em homenagem ao próprio estado, o quinquagésimo dos EUA, chamava-se Havaí 5-0. Sob o comando de Steve McGarrett, interpretado por Jack Lord, investigava os diversos crimes que ocorriam nas ilhas, entre eles sabotadores, ladrões, assassinos, revolucionários e justiceiros. O maior vilão da série foi Wo Fat (Khigh Dheigh), também conhecido como o "chinês vermelho", um agente da China comunista que estava sempre em busca de segredos e atrapalhando projetos e operações do governo norte-americano. Mas sempre entrava no caminho de McGarrett, que acabava com seus planos, porém não conseguia prendê-lo, o que só foi ocorrer em no último episódio da série.
A equipe também era formada por Danny Williams (James MacArthur), Kono Kalakaua (Zulu) e Chin Ho Kelly (Kam Fong). Ao longo das temporadas entraram Duke Lukela (Herman Wedemeyer) e Ben Kokua (Al Harrington), que substituiu Kono.
O Havaí 5-0 tinha contato direto com o governador Paul Jamenson (Richard Denning) e muitas vezes, trabalhava em conjunto com a CIA.
Exibido pela CBS, o programa se tornou um dos mais assistidos dos EUA, devido sua forma diferenciada, que incluía desde temas pesados para a época, como a Guerra do Vietnã e dependência química; até os ângulos incomuns da câmera.
O tema de abertura, composto por Morton Stevens, se tornou uma das músicas mais populares, principalmente após a regravação pelo grupo musical The Ventures. A abertura também é considerada uma das melhores entre todos os seriados já produzidos.
A série foi considerada um cartão-postal do Havaí, pois ao ser exibida em várias partes do mundo, acabou atraindo mais turistas ao Estado. Isso extendeu, apesar de menos, a série Magnum, produzida logo após o fim de Havaí 5-0 e que reaproveitou a estrutura montada nas ilhas para as gravações.
As belas paisagens havaianas foram mostradas para o mundo em 278 episódios. Após 12 temporadas, sendo que a última foi transmitida em syndication, sistema no qual a série é exibida em pequenas emissoras e não em uma única grande; Havaí 5-0 foi cancelada, deixando saudade em milhares de fãs em todo o mundo. No Brasil a série foi exibida pela Rede Bandeirantes.
As cinco primeiras temporadas foram lançadas em dvd pela CBS/Paramount Home Entertainment e há previsão para a sexta e a sétima.
http://mjq.net/fiveo (em inglês)