Cinema e Som - Parte 1 - O Inicio do Cinema Sonoro

Os colecionadores apreciam diferentes aspectos de seus dvds e Blu-rays. A qualidade do áudio é um dos principais pontos técnicos considerados.

Assim inicio uma pequena série de posts sobre a História do Cinema Sonoro. Será uma pequena viagem desde antes dos primeiros filmes falados até os avançados sistemas de áudio desenvolvidos atualmente.

 ♪A ideia de combinar filme e som e o cinema mudo

Ao contrário do que se pensa, a ideia de combinar imagens e sons é muito antiga, já tendo seus primeiros passos pouco tempo depois da invenção do cinema. Um dos maiores pesquisadores foi o grande inventor Thomas Edison.

A primeira exibição pública de gravação de imagem e áudio simultâneos foi na Exposição Universal de Paris, feira mundial realizada na capital francesa em 1900. Foram exibidos pequenos trechos de peças teatrais, óperas e apresentações de balé, apresentados a partir do sistema Phono-Cinéma-Théâtre. Entretanto os problemas iniciais enfrentados persistiam: falta de sincronização, falta de amplitude sonora e baixa qualidade de gravação do áudio.

Ainda foram necessárias quase três décadas de pesquisas e melhorias para que o som chegasse de fato a ser utilizado no formato comercial com o filme.

Enquanto isso o cinema, ainda mudo, cresceu a passos largos, conquistando plateias de todo o mundo. Os filmes, antes curtos, começaram a ficar cada vez mais longos. Surgiram estúdios especializados na produção, melhorando a qualidade das gravações. Grandes estrelas passaram a estar entre as personalidades mais conhecidas, agraciadas por um crescente número de fãs.
Mas assistir aos filmes sem nenhum som não era tão atrativo. Por isso a utilização de pequenas orquestras para "musicar" os filmes tornaram-se comuns. Também não era difícil encontrar atores que cantavam atrás da tela em filmes musicais, que já existiam naquela época.

♫O cinema falado
Em 1926, a Warner Brothers lançou o filme "Don Juan", estrelado por John Barrymore. Pela primeira vez foi possível ter em um longa-metragem (este filme tem quase 3 horas de duração) efeitos e trilha sonora sincronizada, graças ao desenvolvimento do processo Vitaphone, no qual a gravação de áudio era armazenada em um disco de acetato.

Em outubro de 1927 a Warner Brothers inovou mais uma vez, lançando o primeiro filme comercial falado, "O Cantor de Jazz" (The Jazz Singer), utilizando o Vitaphone. O musical foi estrelado por Al Jolson, que interpretou 6 canções, além de ter alguns diálogos.

"O Cantor de Jazz" foi um grande sucesso, não só nos EUA como também nos diferentes países no qual foi posteriormente apresentado.Logo, os outros estúdios correram para lançar também filmes falados.
As animações, que estavam iniciando uma carreira de sucesso, também começaram a ser produzidas com som. O primeiro curta animado sonoro foi "Dinner Time", dirigido e produzido por Paul Terry em 1928.
Walt Disney, ao saber do sucesso de "Dinner Time" resolveu lançar seu próximo curta também com som. E a animação em questão foi o famoso "Steamboat Willie".

A transição do cinema mudo para o cinema falado foi complicado para vários atores e diretores. Esse fato é abordado de forma divertida no clássico "Cantando na Chuva" (Singing in the Rain), de 1952, com a atriz que estrela pela primeira vez um filme falado e tem uma voz terrível.

O primeiro filme brasileiro sonorizado foi "Acabaram-se os Otários", de 1929 e dirigido por Luis de Barros. Esse também é considerado o primeiro filme sonoro da América Latina e dos países de língua ibérica (português e espanhol). Entretanto o sucesso só veio em 1933 com "A Voz do Carnaval", um semi-documentário que mostrava vários cantores da época, com cenas dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A partir daí foram lançados vários musicais carnavalescos, que fizeram grande sucesso em todo o país.

♪Sistema óptico

A partir do Vitaphone, outros sistemas de som foram desenvolvidos, com apoio de grandes estúdios.
Em pouco tempo foram desenvolvidos processos que não mais utilizavam um disco separado para o som, mas com este incluso no próprio filme, gravado em uma faixa óptica lateral.
Entre os sistemas utilizados na Era de Ouro de Hollywood, destacam-se o Movietone, utilizado pela Fox Film; e o RCA Photophone, usado por vários estúdios, como RKO, Republic e Walt Disney.

╚ Fantasound
A Walt Disney desenvolveu, entre 1938 e 1940, um primitivo sistema estereofônico (dois ou mais canais de áudio independentes) para o filme "Fantasia".
A exibição do filme com esse processo incluiria gastos extras com equipamentos especiais. A RKO, distribuidora dos filmes de Walt Disney, se recusou a bancar os gastos, o que levou ele pela primeira vez distribuir sozinho o filme.
O Fantasound é considerado o precursor do sistema surround, amplamente utilizado atualmente.

Em breve: na segunda parte, um pouco da história dos sistemas digitais, incluindo o Dolby e outros processos recentes.