Cinema e Som - Parte 2 - Sistemas Modernos - Dolby, DTS e outros

Ao longos das décadas, os sistemas de som foram sendo aprimorados. Logo, Vitaphone, Fox/Western Eletric Movietone e outros acabaram obsoletos, sendo substituídos por um novo tipo de sistema, o surround.

A utilização do sistema estereofônico foi experimentado pela primeira vez com o Fantasound, desenvolvido por engenheiros de som da Walt Disney para o filme "Fantasia" e somente nele utilizado.

Mas a ideia agradou e foi sendo aprimorada nos anos seguintes.

A seguir, um resumo das histórias dos principais sitemas de som utilizados atualmente, desde seu surgimento até suas recentes inovações.

A História do Dolby

Os Laboratórios Dolby foram fundados em 1965 na Inglaterra por Ray Dolby, engenheiro e diretor de cinema.

O primeiro produto criado pela empresa foi o Redutor de Ruídos Dolby, ou Dolby RN, com utilização em fitas magnéticas analógicas. Diferentes tipos do sistema foram criados e, em pouco tempo, passaram a ser licenciados a companhias de eletrônicos, estando presente em fitas cassetes e outros produtos.

Na passagem da década de 60 para a de 70, a Dolby começou a pensar na utilização do redutor de ruídos em filmes.

Em 1971, "Laranja Mecânica", do diretor Stanley Kubrick, se tornou o primeiro longa-metragem a ser lançado com o redutor de ruídos. Entretanto a exibição nos cinemas ainda era no formato tradicional. O público só pode ter real acesso às melhorias alguns anos depois.

Em 1975, os Laboratórios Dolby lançaram o Dolby Stereo, sistema de tecnologia óptica analógica. O primeiro filme lançado com ele foi "Lisztomania", configurado com os até então inéditos três canais de áudio. Em 1977 foi a vez de "Star Wars" sair com quatro canais.

Com o Dolby Stereo, a Dolby se tornou líder mundial no setor, espalhando-se rapidamente por milhares de salas de cinema em diversos países.

Em 1982, para aproveitar o crescente sucesso do mercado de home entertainment, foi lançado o Dolby Surround. No processo, a trilha de áudio era produzida com quatro canais e colocada em apenas dois. Aprimorado durante a década de 80, em 1987 acabou sendo relançado com o nome de Dolby Pro Logic.

A entrada na era digital dos Laboratórios Dolby aconteceu em 1992, como lançamento do Dolby Stereo Digital, que ficou conhecido apenas por Dolby Digital. O primeiro filme a utilizar esse novo sistema foi "Batman: O Retorno".

Em 1995, o Dolby Digital saiu para o mercado de home entertainment como Dolby AC-3.

Já no fim da década de 90, os estúdios passaram a utilizar o Dolby Surround nos seriados de tv.

Mais recentemente foram desenvolvidos outros sistemas, como o Dolby Digital EX, Dolby Digital Surround EX, Dolby Digital Live, Dolby Digital Plus e Dolby TrueHD.

A História do Ultra Stereo

Após serem demitidos dos Laboratórios Dolby, um grupo de empregados se uniram e fundaram, em 1973, a Ultra Stereo, Inc., inicialmente uma pequena empresa de eletrônicos.

Em 1984 eles lançaram o Ultra Stereo. O sistema acabou fazendo sucesso e recebeu um Oscar na categoria Technical Achievement.

Até hoje, quase 1000 produções foram feitas com o Ultra Stereo, em especial aquelas com baixo orçamento.

A História do DTS

A DTS, Inc., antes chamada Digital Theater Systems, Inc., foi fundada em 1993. Um dos primeiros investidores da empresa foi o diretor Steven Spielberg.

O primeiro sistema desenvolvido pela empresa era semelhante ao Dolby Digital, apresentando 5.1 canais. Mas com algo a mais: um efeito de baixa frequência especial no subwoofer, que se tornou símbolo do DTS.

O primeiro filme lançado com áudio DTS foi "Jurassic Park - Parque dos Dinossauros", em 1993, menos de um ano após a estreia do Dolby Digital mos cinemas. "Jurassic Park" também se tornou o primeira produção lançada em home entertanment com DTS em 1995, com o lançamento do mesmo em LaserDisc.

Logo a companhia se tornou competidora direta da maior empresa do setor, os Laboratórios Dolby.

Posteriormente a DTS desenvolveu novos sitemas, muitos utilizados até hoje em diferentes formatos. Alguns são o DTS 70mm, o DTS-ES, DTS-HD High Resolution Audio e o DTS-HD Master Audio, entre outros.

A História do Sony Dynamic Digital Sound

O Sony Dynamic Digital Sound, ou simplesmente SDDS, é um sistema de som digital desenvolvido pela Sony em parceria com a empresa Semetex Corporation.

A estreia do sistema foi programado para ser com o filme "Hook - A Vpolta do Capitão Gancho", em 1991. Entretanto, devido a atrasos, o lançamento só ocorreu em 1993 com "O Último Grande Herói". Desde então mais de 1500 produções utilizaram o SDDS, além de milhares de salas de cinema equipadas.

O diferencial do SDDS é a utilização de 5 canais de áudio frontais e dois canais surround, além de um subwoofer. A referência para o sistema é "5/2.1".

A História do THX

THX, ou Tomlinson Holman's eXperiment, foi desenvolvido por Tomlinson Holman, engenheiro de som, para a Lucasfilm, empresa de George Lucas, em 1981.

Consiste em um sistema de reprodução de som de alta fidelidade. Não é uma tecnologia de gravação de som, ou está ligado a uma em específico. A intenção dele é reproduzir o áudio o mais próximodo objetivo inicial de produção.

É utilizado em filmes e jogos de computador, principalmente os produzidos por George Lucas. Também é amplamente usado em salas de cinema norte-americanas, além de sons automotivos, caixas de computadores, entre outros.

E o futuro...

Tomlinson Holman, criador do THX, continua trabalhando até hoje no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias de entretenimento em sua própria empresa, a THM Labs, e na Universidade do Sul da Califórnia.

Uma de suas mais impressionantes criações é o formato de som surround chamado "10.2". Com o slogan "duas vezes melhor que o 5.1", foi desenvolvido em parceria com Chris Kyriakakis, da USC (University of Southern California).

O ".2" se refere ao acréscimo de um segundo subwoofer. Na verdade são 14 canais de áudio, distribuidos da seguinte forma: 5 caixas frontais, 5 caixas surround, 2 caixas de efeito de baixa frequência e 2 caixas no alto.

Na sala em que é instalado, o 10.2 cria um efeito sonoro de 360º.

Existem apenas dois locais com o sistema. A primeira é no Centro de Sistemas de Mídia Integrada, na Universidade do Sul da Califórnia; e a segunda na sala de demonstração do Ultimate Theater Experience de Bjorn, em San Antonio, no Texas.

Atulmente, apenas uma produção é exibida no formato, o curta "Seven Swans", feito em 2005.



Nota: este post, assim como o anterior, teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o áudio, parte tão importante dos filmes, como bem sabem os apreciadores. Espero que tenha sido de ajuda e de certo interesse.