Filmes e séries em domínio público

Alguns episódios de diversas produções das décadas de 20, 30, 40 e até 50 já estão em domínio público em vários países. Entre os títulos, principalmente desenhos animados, como por exemplo Popeye.

Mas a questão é complicada. Estes episódios ainda não estão liberados em todos os lugares e os aspectos considerados para que isso ocorra varia conforme o país.

Os desenhos de Popeye citados estão em domínio apenas na Europa. No Brasil, assim como nos EUA, ainda levará quase 20 anos para que isso aconteça.

A principal oposição parte dos grandes estúdios e empresas detentoras de direitos autorais, que buscam incansavelmente estender o máximo possível esses prazos.

É o caso da Walt Disney. O personagem Mickey deveria ter entrado em domínio público em 2003, mas devido ao forte lobby da empresa, em 1998 o prazo passou de 75 para 95 anos.

Mas o processo não dá para ser interrompido. Com isso, vários filmes também caíram ao cairão em domínio público muito em breve.

Entre as séries de cinema já liberadas estão "Flash Gordon Conquista O Universo" (Flash Gordon Conquers The Universe - 1940)), "As Novas Aventuras de Tarzan" (The New Adventures of Tarzan - 1935), "Império Submarino" (Undersea Kingdom - 1936) e "O Trem Ciclônico" (The Hurricane Express - 1932), entre outros.

Em breve traremos posts com mais detalhes sobre estes seriados que estão em domínio público.

Os interessados que quiserem baixar produções em domínio público, entre no site americano Public Domain Torrents (em inglês), que apresenta quase 1000 títulos.