O caso da série "Batman"


O mercado de dvds já passou dos 10 anos. Já entramos também na era da alta definição e, ainda assim, vários títulos permanecem inéditos.

Não se trata apenas de produções pouco conhecidas do grande público. Há várias que foram e ainda são muito populares, mas que por motivos diversos não foram lançadas.

Entre esses títulos, um é constantemente lembrado. Trata-se da série de tv “Batman”, produzida há mais de 40 anos e que marcou uma geração inteira de fãs.

Bem diferente dos filmes do heroi realizados nos últimos 20 anos, o seriado trazia a dupla dinâmica em meio a cultura da década de 1960. Ou seja, lutando contra divertidos vilões e planos mirabolantes, além de ter também hippies e músicas da época, tudo com um orçamento limitado e no estilo camp, que pode ser descrito como exagerado e cheio de clichês.

Apesar de ter durado apenas três temporadas, o sucesso se estendeu às contínuas reprises e também aos atores, como Adam West, intérprete de Batman, que até hoje continua marcado como o personagem.

Na década de 1980, “Batman” teve todos os seus 120 episódios remasterizados para serem reprisados em horário nobre nos EUA, com a estreia do canal Fox.

Justamente nesse período os primeiros problemas começaram a surgir.

O seriado, exibido entre 1966 e 1969, foi inteiramente produzido pela 20th Century Fox Television e pela Greenway Productions. Desde aquele período, a Fox detinha os direitos nos EUA e no resto do mundo.

Entretanto, em 1976, a DC Comics, detentora dos direitos sobre o personagem, foi incorporada à Warner Bros. Até então não houvera problemas com relação à série. Era uma produção da Fox e esta era a proprietária.

Mas o sucesso dos filmes e desenhos na década de 1990 e, principalmente, o ressurgimento nos anos 2000, fizeram as duas empresas entrarem em desacordo quanto ao lançamento em dvd.

A Warner alega ser direito seu a distribuição em home entertainment da série “Batman”, uma vez que detem também os direitos sobre o personagem. Já a Fox defende que, como produtora e responsável pela distribuição para a tv, tem o direito sobre a distribuição em home entertainment.

Não há informações precisas com relação a isso, mas suspeita-se que o caso possa ter chegado aos tribunais norte-americanos, assim como aconteceu com o filme “Watchmen”.

Além do desacordo entre Fox e Warner, outros motivos têm sido dados como fatores importantes para que a série não tenha sido lançada em dvd até hoje.

Estão envolvidas disputas por direitos de produção entre a Fox, o canal ABC e a empresa do criador e produtor do seriado, William Dozier, a Greenway Productions. Também é um fator agravante os direitos de imagem dos diversos artistas que fizeram aparições em episódios, como Sammy Davis, Jr, Jerry Lewis, Edward G. Robinson; além de personagens de outras séries da época (e seus respectivos intérpretes), como Tropeço (Ted Cassidy) de “A Família Addams”, Coronel Klink (Werner Klemperer) de “Guerra, Sombra e Água Fresca” e o Besouro Verde e Kato (Van Williams e Bruce Lee, respectivamente) de “O Besouro Verde”.

O mais perto que a série “Batman” chegou do mercado de dvds foi com o filme “Batman – O Homem Morcego” (1966), produzido durante a série, com os mesmos atores e com um grande orçamento. A Fox foi responsável pela distribuição. A edição nacional, atualmente difícil de ser encontrada, traz ainda a dublagem original. Nos EUA já saiu em Blu-ray.

Recentemente o ator Adam West lançou lançou um dvd entitulado “Adam West Naked!”, no qual faz relatos, a maioria engraçados, sobre os acontecimentos dos bastidores da série.

A espera dos fãs já dura anos e não tem previsão de acabar. Mas a ansiedade pode ser suavizada com as reprises atualmente no ar no canal pago TCM, de segunda à sexta, às 20h30min.

Enquanto isso, até um próximo post com, espera-se, melhores notícias, neste “mesmo Bat-canal”.