Análise da 67ª edição do Globo de Ouro

A tradicional premiação do Globo de Ouro, concedida pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, como muitos sabem, é um dos principais indicadores para o Oscar. Justamente por esse motivo, a atenção recebida vem de todo o mundo.
O destaque dessa 67ª edição foi, sem dúvidas, o filme "Avatar". Além de ganhar na categoria de melhor drama, o que surpreendeu muitos críticos, também levou o prêmio de melhor diretor para James Cameron.
O sucesso esmagador do filme é uma das provas desse merecimento. A produção já é a segunda maior bilheteria da história de Hollywood e ruma para tomar a primeira posição de outro filme de Cameron, "Titanic". Mas suas qualidades vão além dos números de público, se estendendo para o excelente roteiro, atuações e o elemento principal do filme, seus efeitos especiais em 3D.
Outro nome de destaque dessa premiação foi Meryl Streep. Aos 60 anos de idade, a talentosa e competente atriz é considerada uma das melhores em atividade e vive o que talvez possa ser chamado de melhor momento de sua carreira. Indicada como melhor atriz em filme de comédia ou musical por "Simplesmente Complicado" e "Julie & Julia", ganhou por este último, contabilizando agora 7 Globos de Ouro na estante. Isso fora seus 2 Oscars e 15 indicações, além de 25 nomeações ao próprio Globo de Ouro.
Outra atriz que vive o melhor momento da carreira é Sandra Bullock. Indicada nas categorias de melhor atriz em drama e em comédia ou musical, levou pela primeira vez pelo filme " Lado Cego".
Com relação aos vencedores nas categorias de tv, não houveram muitas surpresas. Já era esperado que "Mad Men" e "Glee" vencessem, assim como Alec Baldwin, Drew Barrymore e John Lithgow. Toni Collette desbancando Tina Fey mostra que as duas estão realmente no caminho do sucesso com suas personagens em "The United States of Tara" e "30 Rock", respectivamente.
Mas surpreedeu a vitória de Michael C. Hall. Não que não seja competente. Isso ele já mostrou que é, tanto que esta foi sua quarta indicação. Mas surpreendeu, principalmente por enfrentar Hugh Laurie, Bill Paxton, entre outros. Podem até dizer que o astro de "Dexter" ganhou devido o recente anúncio que está enfrentando um câncer, mas seu talento diz que é mais do que isso.
Para encerrar, vale a pena lembrar a homenagem ao diretor Martin Scorcese, agraciado com o Cecil B. DeMille Award, prêmio que leva o nome de um dos maiores cineastas da história do cinema. Scorcese foi homenageado por Robert DeNiro e Leonardo DiCaprio, estrelas vários de seus filmes, que deram cada um breves discursos. Para aqueles que não se lembravam muito dos trabalhos do diretor, foi exibida uma pequena sequência com cenas de suas principais produções.
Por hora, os fãs do cinema aguardam a chegada do Oscar, cuja 82ª premiação ocorrerá no dia 7 de março. Os fanáticos por séries de tv deverão esperar ainda mais, já que a próxima cerimônia do Emmy só deve acontecer no fim do ano.