COLIRIOS E PROTESTO: Boxes da Fox ineditos no Brasil

Os colecionadores geralmente acabam nem mesmo percebendo, mas muitas belas e interessantes coleções foram lançadas lá fora, mas não apareceram por aqui.
Uma quantidade considerável delas são de distribuição da 20th Century Fox Home Entertainment, responsável por diversos exemplos de descaso com o mercado brasileiro atualmente.
Apoiando mais uma vez a campanha #MeRespeiteFox, iniciada pelo Blog do Jotacê, listo os mais belos boxes da Fox (e da MGM) inéditos no Brasil.

FORD AT FOX - THE COLLECTION
O diretor John Ford é considerado um dos maiores cineastas da história do cinema. Alguns de seus filmes mais famosos foram produzidos pela 20th Century Fox , entre as décadas de 1920 e 1950.
A Fox lançou nos EUA um box especial com 24 dessas produções, reunidas em nada mais nada menos que 21 discos. Além disso a caixa vem com um livro e mini-pôsters.
E ainda: os filmes de John Ford dessa caixa também saíram em 3 boxes individuais, separados em "The Essencial", "Silent Epics" e "American Comedies".
FOX HORROR CLASSIC COLLECTION
Dividido em 2 volumes, esta coleção traz seis clássicos filmes de terror, produzidos nas décadas de 1930 e 1940. Cada título traz ainda vários extras, tornando os dois boxes bem completos.
TYRONE POWER COLLECTION e TYRONE POWER MATINEE IDOL COLLECTION
Ídolo das matinês dos anos 30 e 40, Tyrone Power é lembrado até hoje pelos seus grandes sucessos.
A Fox reuniu alguns de suas produções mais famosas em dois boxes especiais. O primeiro apresenta 5 títulos de seu período de maior sucesso. O segundo traz mais 10 filmes, em apenas 5 discos.
Vale observar que vários dessas produções permanecem até hoje inéditas emd vd no Brasil.
PAUL NEWMAN TRIBUTE COLLECTION
Em homenagem ao falecimento do ator Paul Newman a Fox reuniu 13 de seus filmes mais conhecidos produzidos pelo estúdio em um superbox.
Dos títulos, 4 apresentam um segundo disco de extras. Alguns nem sequer chegaram a ser lançados no Brasil e outros que saíram estão em suas edições especiais, inéditas por aqui.
Ao todo são 17 discos, em um ótimo acabamento.
CHARLIE CHAN COLLECTION
Charlie Chan, um detetive sino-americano criado por Earl Derr Biggers em 1923 foi o personagem principal de diversas produções no rádio, cinema e tv.
A Fox lançou uma série de 5 boxes com 24 filmes do personagem.
Nenhum desses títulos foi lançado no Brasil.
MR. MOTO COLLECTION
Os personagens orientais fizeram muito sucesso nas décadas de 30, 40 e 50. Nessa série cinematográfica, Mr. Moto é um agente japones.
A Fox lançou em dois volumes os 8 filmes do personagem protagonizados pelo grande ator Peter Lorre entre 1937 e 1939. Além disso traz ainda vários extras.
Nem um único filme de Mr. Moto sequer foi lançado em dvd no Brasil.
THE MEL BROOKS COLLECTION
Mel Brooks é considerado por muitos um dos gênios da comédia. Seus filmes fazem gerações de espectadores rirem até os dias atuais.
A Fox reuniu 9 de seus filmes mais famosos em um belo box, trazendo ainda uma quantidade enorme de extras, além de um livro de 120 páginas (Blu-ray).
A caixa saiu em dvd e Blu-ray.
No Brasil, alguns dos títulos permanecem inéditos em dvd.
SHIRLEY TEMPLE - AMERICA'S SWEETHEART COLLECTION
Ainda pequena Shirley Temple encantou platéias do mundo inteiro. Seus filmes estiveram entre os mais assistidos por anos.
A Fox reuniu 18 filmes produzidos pelo estúdio em uma série de 6 boxes. Apesar dos poucos extras, a coleção apresenta filmes há muito longe das reprises da tv e com ótima restauração.
Alguns dos títulos chegarma a ser lançados em dvd no Brasil em edições fracas pela Continental, mas vários permanecem inéditos no formato por aqui.
ALIEN NATION - ULTIMATE MOVIE COLLECTION
A série "Nação Alien" teve curta duração, sendo exibida por apenas uma temporada entre 1989 e 1990. Mas o sucesso posterior levou a produção de 5 filmes feitos para a televisão, entre 1994 e 1997.
As 5 produções foram reunidas nesse box especial, que conta muitos extras.
Assim como a série, os filmes de "Nação Alien" permanecem inéditos em dvd no Brasil.
BOB HOPE MGM MOVIE LEGENDS COLLECTION
Um dos maiores nomes da comédia da história do Cinema, Bob Hope protagonizou vários filmes em sua longa carreira.
Vários deles foram produzidos pela MGM, que reuniu 7 dos mais conhecidos em um belo box.
Praticamente todos os títulos são inéditos em dvd no Brasil.
BETTE DAVIS CENTENARY CELEBRATION COLLECTION
Em comemoração aos 100 anos de nascimento da atriz Bette Davis, a Fox reuniu 5 de seus filmes produzidos pelo estúdio em um belíssimo box.
Praticamente todos os títulos foram lançados pela própria Fox em dvd no Brasil, mas essa caixa mostra por si só como dar um verdadeiro tratamento não apenas a certos clássicos, mas a qualquer box.
ALFRED HITCHCOCK PREMIERE COLLECTION
A Fox reuniu 8 filmes de Alfred Hitchcock em um belíssimo box.
Além da excelente qualidade técnica e da quantidade enorme de extras, essa coleção se destaca também pela bela e criativa embalagem. Os discos estão acomodados em uma espécie de caderno, o qual apresenta ainda informações sobre os filmes e sobre o diretor.
O único detalhe é que, quando do lançamento, ocorreram defeitos em alguns discos, que levaram a reclamações e recall dos mesmos.
THE ALICE FAYE COLLECTION
Estrela da Era de Ouro de Hollywood, Alice Faye se destacou por protagonizar famosos musicias nas décadas de 1930 e 1940.
A Fox reuniu 9 filmes da atriz em dois boxes. Além de apresentarem excelente restauração, trazem ainda muitos extras.
Quase todos os filmes presentes nos dois volumes dessa coleção são inéditos em dvd no Brasil.
THE JODIE FOSTER STAR COLLECTION
A MGM reuniu 4 filmes protagonizados pela atriz Jodie Foster neste box. Desses, 2 são inéditos em dvd no Brasil: Foxes (Foxes - 1980) e Mentes que Brilham (Little Man Tate - 1981); curiosamente os mais antigos dos 4.
THE SUSAN SARANDON STAR COLLECTION
Na mesma linha que o box de Jodie Foster, esta caixa reúne 4 produções estreladas por Susan Saradon.
Dos filme, também dois são inéditos em dvd no Brasil.
THE ROBERT DOWNEY, JR. STAR COLLECTION
Também na mesma linha, esta caixa traz 4 filmes de Robert Downey, Jr.
E, mais uma vez, 3 são inéditos em dvd no Brasil. Mesmo o ator tendo voltado a fazer sucesso com tanta força recentemente.
Outros atores que ganharam boxes dessa série da MGM:
- CLINT EASTWOOD
- WINONA RYDER
- JACK LEMMON
- MICHELLE PFEIFFER
- GARY COOPER
- FRANK SINATRA
- MICKEY ROURKE
- SEAN CONNERY
- NICOLAS CAGE
- REESE WHITERSPOON

ROGER CORMAN COLLECTION
O diretor e produtor Roger Corman é famoso pelos filmes B que realizou desde a década de 1950. Mas que acabou lançando atores hoje de renome.
A MGM reuniu 8 de seus filmes em 4 discos nesse box. Entre eles estão "Os Cinco de Chicago" (Bloody Mama - 1970), "Balde de Sangue" (A Bucket of Blood - 1959) e "Viagem ao Mundo da Alucinação" (The Trip - 1967).
Todos os filmes dessa coleção são inéditos em dvd no Brasil.
WILL ROGERS COLLECTION
Comediante, ator, cowboy e mais uma porção de coisas foi Will Rogers. Inclui-se nessa lista também estrela de cinema.
Protagonista de 50 filmes mudos e 21 filmes falados, ele foi uma das caras mais famosas do cinema nas décadas de 1920 e 1930, e até mesmo anterior a isso.
A Fox reuniu 8 de seus filmes em dois boxes.
Nenhum foi lançado em dvd no Brasil.
FRANK SINATRA MGM MOVIE LEGENDS COLLECTION
Todo mundo sabe que Frank Sinatra, além de fantástico cantor, foi um excelente ator. Alguns de seus filmes foram produzidos pela MGM, que em seu braço de home entertainment reuniu 5 em um box.
Dentre essas produções, duas são, assim como outras, inéditas em dvd no Brasil.
HOLLYWOOD MUSCIALS COLLECTION
Este superbox reúne clássicos musicais produzidos ao longo de sete décadas pela Fox e pela MGM.
A caixa reúne nada mais nada menos que 61 discos, incluindo os de extras que alguns apresentam.
Com uma apresentação fantástica, agrada não apenas os fãs dos grandes musicais, como os cinéfilos em geral. Simplesmente maravilhoso!
UA 90TH ANNIVERSARY PRESTIGE COLLECTION
Em comemoração aos 90 anos da fundação da United Artists, a MGM lançou nos EUA uma das mais impressionantes coleções já lançadas.
Esse box traz 90 dos maiores sucessos produzidos pela UA ao longo de seus 90 anos. Destes, 20 trazem ainda um segundo disco com extras.
Vários dos filmes são inéditos em dvd no Brasil, ou estão em edições especiais não lançadas por aqui.
Um colírio para os olhos de qualquer colecionador, mas que tem seu preço: está disponível por mais de $700.
Para quem achou exagerado, há uma versão condensada, com 30 dos filmes, vários em edições duplas. O preço é $242.
ULTIMATE WESTERNS COLLECTION
Outro superbox é essa caixa que reúne 13 dos maiores faroestes produzidos pela MGM.
Sete filmes trazem um segundo disco de extras, sendo várias dessas edições especiais inéditas no Brasil.
ANTHOLOGY OF WAR FILM COLLECTION
Parece que há superboxes para agradar a todos os gostos. Este é dedicado aos clássicos filmes de guerra, 10 filmes. Todos estão em suas edições especiais duplas.
THE ULTIMATE SCI-FI COLLECTION
Esta coleção deixa qualquer fã de ficção científica de boca aberta. Reune 14 clássicos do gênero, vários em edições especiais duplas.
Apesar de a maioria dos títulos já terem saído em dvd no Brasil, inclusive em suas edições especiais, alguns são inéditos, como é o caso de "O Fator Netuno" (The Neptune Factor - 1973).
VINCENT PRICE: MGM SCREAM LEGENDS COLLECTION
Os fãs dos filmes de terror sabem bem que Vincent Price foi sem sombras de dúvida um dos maiores atores do gênero.
Essa popularidade levou a MGM a reunir 7 produções em 5 discos nesse interessante boxes. Para completar foram incluídos alguns bons extras sobre o ator.
Alguns desses filmes são inéditos em dvd no Brasil.
THE SIDNEY POITIER DVD COLLECTION
Um dos maiores atores da história do Cinema, Sidney Poitier teve alguns de seus maiores filmes reunidos nesse box pela MGM.
Dos 5 filmes presentes na caixa, 3 são inéditos em dvd no Brasil.
Incrível como apesar da importância dessas produções, a Fox simplesmente as ignora por aqui.
BRUCE LEE - THE MASTER COLLECTION e BRUCE LEE ULTIMATE COLLECTION
Praticamente todos os filmes pesentes nestas duas coleções do grande Bruce Lee já foram lançados em dvd no Brasil. Mas todos em edições muito fracas, de pequenas distribuidoras.
Obviamente todos prefeririam as edições destes dois boxes lançados nos EUA pela Fox. Tanto pelo tratamento com o filmes propriamente dito, como pela apresentação. Destaque para a The Master Collection, em um belo digipack.
THE JOAN COLLINS SUPERSTAR COLLECTION
Uma das mais belas e populares atrizes das décadas de 50 e 60, Joan Collins teve 5 de seus mais famosos filmes reunidos neste box, trazendo ainda alguns extras.
Mais uma vez, todos os títulos da coleção são inéditos no Brasil.
THE HEMINGWAY CLASSICS COLLECTION
Ernest Hemingway foi um dos maiores escritores norte-americanos de todos os tempos. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema.
A Fox reuniu 5 filmes baseados em obras do escritor e produzidas pelo estúdio. Destes, 2 são inéditos em dvd no Brasil.

Existem vários outros boxes e coleções que acabaram não entrando na lista. Isso porque são muitos, o que mostra o descaso da Fox com os colecionadores brasileiros. E os que foram listados são exemplo de itens excelentes que poderíamos ter em nossas coleções.