Comentando Lawman, o reality show de Steven Seagal


O canal pago A&E estreou na segunda, 5 de abril, o reality show “Lawman”, que traz o astro dos filmes de ação Steven Seagal em um trabalho fora das câmeras, como xerife assistente de uma das divisões administrativas do estado da Louisiana.

ATUALIZAÇÃO: o reality show foi suspenso nos Estados Unidos devido ao recente escândalo no qual Steven Segal está envolvido e que vem sendo amplamente divulgado pela mídia.




Para quem não conhece a história de Seagal, ainda adolescente ele foi para o Japão para aprender artes marciais. Tornou-se mestre em aikido e faixa preta em judô, karatê e outras lutas. Estabeleceu-se no país, abrindo uma agência de segurança de autoridades. Obtendo grande sucesso, retornou aos Estados Unidos na década de 80.

Sua carreira no cinema começou como coordenador de cenas de lutas de artes marciais em filmes como “Nunca Mais Outra Vez” (1983). Mas a estreia como ator só ocorreu em 1988, com “Nico, Acima da Lei”. Desde então vem estrelando diversos filmes de ação, a maioria escrita e dirigida por ele mesmo, sendo lançados diretamente em vídeo.

Apesar de lançar entre três e quatro filmes todos os anos e ainda ser considerado um astro, o sucesso de Steven Seagal diminuiu nesta última década. Assim, passou a se dedicar também a outros interesses, como a música, já tendo lançado dois álbuns.

Um desses trabalhos é o tema de “Lawman”. O reality show mostra a assistência que Seagal dá à polícia, seja perseguindo suspeitos ou apaziguando brigas. Mas é interessante ver também sua relação com os colegas policiais. E assim, descobrem-se as diferenças, ou semelhanças, entre suas personagens e ele mesmo.

Quem é fã de Steven Seagal pode ficar um pouco decepcionado com o programa. Isso se espera encontrar muitas lutas e tiros, ou seja, ação e violência. Pelo contrário, algumas cenas são de certa forma arrastadas, mas interessantes.

Deve ser porque, diferente dos filmes, assim é a vida real.