Cine Cult: O Quinteto da Morte - a arte da comedia inglesa
By Igor MS
//
Alec Guiness,
cinema,
clássicos,
comédia,
comédia inglesa,
filmes,
Herbert Lom,
O Quinteto da Morte,
Peter Sellers
//
Cine Cult: O Quinteto da Morte - a arte da comedia inglesa
2010-04-04T00:18:00-03:00
Igor MS
Alec Guiness|cinema|clássicos|comédia|comédia inglesa|filmes|Herbert Lom|O Quinteto da Morte|Peter Sellers|
Comments

Os ingleses possuem um senso de humor peculiar, bem diferente da brasileira ou mesmo da americana, tão difundida com o cinema e TV. O filme “O Quinteto da Morte” (The Ladykillers, 1955) é um dos mais belos exemplos desta cultuada comédia.
Os motivos de tal afirmação são explicados pela própria composição da obra. Para começar, uma direção mais que inspirada de Alexander Mackendrick. E um elenco jamais igualado: Alec Guinness como um sinistro “Professor” Marcus, Peter Sellers ainda no início da carreira cinematográfica é Harry Robinson, Herbert Lom faz uma espécie de gângster com Louis Harvey, Danny Green como o brutamontes abobalhado “One-Round” Lawson, e Cecil Parker interpretando o gentleman “Major” Courtney.
O fantástico enredo mostra a Sra. Louisa Wilberforce (Katie Johnson), uma viúva com uma grande imaginação e um determinado senso de justiça, que coloca um quarto de sua casa à disposição para ser alugado. Quem se interessa é Marcus, líder de um grupo de assaltantes, que se passa por amigos integrantes de um quinteto de cordas. O objetivo do bando era na verdade roubar o carro-forte de uma companhia de seguros. Mas tudo dá errado quando a velhinha descobre e eles têm que matá-la. O detalhe é que nenhum deles possui coragem.
Esse roteiro genial, de um humor negro, ora assustador ora hilário, foi escrito por William Rose, que foi indicado ao Oscar e ganhou o BAFTA por esse trabalho. Não era para menos. Uma estória atemporal, apesar de fazer clara referência à sociedade inglesa do pós-guerra. Tanto que chegou a ser refeita pelos irmãos Coen em 2004, com Tom Hanks liderando o quinteto. Mas como era de se esperar, não conseguiu obter o mesmo sucesso.
Impossível esquecer-se de acrescentar as interpretações dos cinco assaltantes. Alec Guinness torna este um de seus melhores trabalhos, carro-chefe do filme. O restante do grupo também brilha. Destaque para os sempre talentosos Peter Sellers e Herbert Lom, que voltariam a atuar juntos novamente na série cinematográfica da Pantera Cor-de-Rosa. 

Com relação à atriz Katie Johnson, teve na Sra. Wilberforce sua atuação mais famosa. Começara a carreira ainda no século XIX, no teatro, indo para o cinema já tarde, aos 55 anos. Na época do filme, tinha 77 anos. Acabou morrendo menos de dois anos após a estréia do mesmo.
“O Quinteto da Morte” é um filme para ser cultuado. Uma das melhores comédias, não apenas do cinema britânico, mas da Sétima Arte como um todo. Uma pena não ter conseguido, mesmo após tantos anos, torna-se um título conhecido por aqui. A refilmagem dos Coen até ajudou, mas não foi suficiente. Provavelmente é fruto da influência norte-americana. Para ser lançado em DVD no Brasil, por exemplo, precisou ser a partir de uma loja, visto que de própria vontade, nenhuma das grandes distribuidoras se interessou. Ainda assim, existe a esperança que um dia os brasileiros possam verdadeiramente apreciar este clássico genuíno, para ser visto e revisto sempre.

Comentários (4)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
hilário! uma das melhores comédias já produzidas de todos os tempos!
só podia ser um filme inglês!
INIGUALÁVEL!!!!!!!!
só podia ser um filme inglês!
INIGUALÁVEL!!!!!!!!
A COMÉDIA MAIS DIVERTIDA QUE JÁ VI. NADA COMPARÁVEL. GOSTARIA MUITO DE REVE-LA MAS NÃO CONSIGO INFORMAÇÃO.
O dvd de O Quinteto da Morte está atualmente esgotado. A solução seria baixar o filme, que pode ser facilmente encontrado em sites de download de clássicos.
Assisti há alguns anos. de fato, um filme muito bom. Alec Guiness é um dos melhores ator do cinema britânico
Postar um novo comentário
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
VoltarConectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Cine Cult: O Quinteto da Morte - a arte da comedia inglesa
2010-04-04T00:18:00-03:00
Igor MS
Alec Guiness|cinema|clássicos|comédia|comédia inglesa|filmes|Herbert Lom|O Quinteto da Morte|Peter Sellers|
Grandes frases do Cinema
''Francamente, querida, eu não dou a mínima.'' (E O Vento Levou, 1939)
Contato
tvcinemadvd@gmail.com
Tags
dvds
cinema
lançamentos em dvd
Blu-ray
Jornada nas Estrelas
Star Trek
lista
séries de TV
1001 filmes
estréias tv
warner Home Video
clássicos
guia
seriados antigos
Séries Clássicas
distribuidoras
tv
Artigo
box
filmes
homenagem
Fox
blog
Versátil Home Video
sitcom
Batman
Havaí 5-0
ator
desenhos animados
dublagem original
Classicline
animação
cinessérie
coluna
comédia
dublagem
minissérie
podcast
redublagem
séries antigas
Alfred Hitchcock
aberturas
adaptações
blockbusters
faroeste
minisséries italianas
Quem sou eu
- Igor MS
- Colecionador de dvds e fã de filmes e séries.