Cine Cult: O Segredo do Abismo - James Cameron e os filmes gigantescos

O diretor James Cameron passou cerca de 12 anos produzindo "Avatar", o maior sucesso de bilheteria dos últimos tempos, ultrapassando sua última produção, "Titanic".

Apenas citando estes dois filmes é possível perceber que Cameron adora se envolver em projetos gigantescos, que além de serem extremamente caros, demandam muito tempo.
Mas muitas pessoas não sabem, ou ao menos não se lembram de um de seus primeiros megafilmes: "O Segredo do Abismo" (The Abyss), lançado em 1989.
Curiosamente, com exceção da bilheteria, esta produção possui algumas características semelhantes a "Avatar", tanto com relação à produção quanto ao próprio enredo.
Para começar, o filme mostra uma equipe de trabalhos subaquáticos de uma empresa de exploração de petróleo que, juntamente com o governo americano, tenta resgatar um submarino nuclear que afundou após o contato com um objeto não identificado. A partir dessa premissa, a equipe, liderada pelos personagens interpretados por Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio, acaba presa na plataforma, com pouco oxigênio para sobreviver, ao mesmo tempo em que entram em contato com seres estranhos. Finalizando, uma mensagem ecológica semelhante à de "Avatar", mas que só chegou ao público alguns anos depois em uma nova versão.
Com relação à produção, sem dúvidas um dos projetos mais complexos da história do Cinema. Boa parte das cenas do filme se passa no fundo do oceano. Como é do estilo de James Cameron, não foram usadas tantas miniaturas como teoricamente se faria nesse caso. As gravações ocorreram realmente em baixo d'água, em uma usina nuclear inacabada. A plataforma foi construída e os atores tiveram que atuar a vários metros da superfície. Somava-se a toda a dificuldade o longo tempo de descompressão pelo qual toda a equipe tinha que passar.
As filmagens ocorreram por 140 dias, sem contar a produção dos complexos efeitos especiais. O custo total ultrapassou em mais de quatro milhões de dólares. No fim, a Fox considerou o filme muito longo e acabou cortando várias cenas, incluindo o final, que acabou ficando sem sentido.
Somente em 1992, com o sucesso de Cameron com “O Exterminador do Futuro 2”, a Fox se interessou em lançar a versão integral de “O Segredo do Abismo”, que precisou ter o tal final terminado. Ela foi lançada apenas em algumas salas de cinema nos Estados Unidos e, há alguns anos, foi disponibilizada em DVD.
Apesar de não ser tão conhecido quanto outros filmes de James Cameron, “O Segredo do Abismo” é uma produção que vale a pena ser vista. Não pelos efeitos especiais ou pela grandiosidade do projeto. Mas simplesmente pela incrível estória contada, por mais que seja fantástica, e pelas excelentes atuações de Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio, além do resto do elenco. Um verdadeiro clássico da ficção científica.