Os dvds exclusivos - alternativa para o mercado nacional

A cada dia que passa mais títulos vêm sendo disponibilizados no mercado nacional, para a alegria dos colecionadores e cinéfilos brasileiros. Mas é importante perceber que alguns, apesar da grande popularidade, estão sendo lançados a partir de parcerias entre as distribuidoras e as lojas.

Livraria Cultura, Saraiva, 2001 Vídeo e outras estão finalmente realizando o desejo de muitos fãs lançando e/ou relançando filmes, séries e documentários exclusivamente em suas lojas físicas e online.


A Livraria Cultura, uma das pioneiras, tem títulos como "Um Lugar ao Sol", "A Festa Nunca Termina", "Magnólia", e agora, "Ensina-me a Viver". Além desses, alguns outros foram relançados, após estarem há muito tempo esgotados, como "O Grande Gatsby", "Filhos do Silêncio" e "Antes Só do que Mal Acompanhado".

A 2001 Vídeo lançou "Os Amantes do Círculo Polar", "Profissão: Repórter", "O Quinteto da Morte", "Rede de Intrigas", "Shirley Valentine" e "Yentl". E também relançou "Uma Noite Alucinante".

A Saraiva, por sua vez, tem se destacado por disponibilizar coleções exlusivas, como a de Audrey Hepburn, Harry Potter e mais recentemente, Elvis Presley.

Paramount, Fox, Universal, Warner, Sony, Focus e Log On vêm lançando ou já lançaram títulos exclusivamente em parceria com lojas. Mas em vários casos, após alguns meses, eles têm sido disponibilizados para os demais estabelecimentos, ganhando assim maior abrangência.

Mas é intrigante tentar compreender os motivos para que somente agora tenham se interessado em lançar alguns títulos que são realmente muito populares no Brasil. Tanto são que ganharam destaque na imprensa e entre os colecionadores, indicando um número significativo de vendas.

Os benefícios para o mercado nacional são sim enormes. Mas vale a pena ressaltar alguns pontos. A maior parte dos títulos têm sido lançados em edições simples. A questão é que, em alguns casos, nas regiões 1 e 2 já existem edições especiais, como por exemplo "Rede de Intrigas" e "Yentl", da Fox com a 2001 Vídeo; ou até em Blu-ray, como "Quinteto da Morte", também pela 2001 Vídeo, mas com a Universal.

Como colecionadores de dvds e cinéfilos, esperamos sempre que as distribuidoras estejam atentas aos títulos que faltam e aos nossos interesses. Mas é óbvio que isso não ocorre na maioria das vezes. Portanto, esses lançamentos exclusivos em parceria são um meio muito interessante de preencher alguns desses inexplicáveis descasos, tornando-se uma alternativa benéfica para todos os lados. As distribuidoras, além dos lucros, ganham experimentando a popularidade certos tipos de títulos os quais não arriscariam em um lançamento convencional direto. As lojas conseguem garantir uma atenção maior do público para si mesmas e também lucram bastante com as vendas. E o público, como já foi citado, pode ter finalmente mais um título riscado da lista de inéditos.

Aos interessados, é bom ficar sempre atento nos principais sites de dvds do país, à espera do filme, série ou documentário tão aguardado em dvd.