3 seriados antigos em Blu-ray no exterior. E por aqui, nada.

 A cada dia que passa mais títulos estão sendo lançado em Blu-ray. Assim ocorre com filmes e até documentários. Com os seriados de tv não poderia ser diferente.
Obviamente, as produções mais recentes são as que mais são lançadas, não apenas por já estarem sendo filmadas em alta definição como também pela popularidade em alta que possuem. Mas cada vez mais seriados antigos estão lançados no formato.

"Jornada nas Estrelas - A Série Clássica" foi um dos primeiros títulos clássicos da tv a sair em alta definição, ainda em HD-DVD. Pouco depois da extinção do formato a Paramount lançou a série em Blu-ray tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Entretanto, já existem disponíveis em Blu-ray três grandes seriados clássicos. E nenhum desses sequer foi lançado em dvd por aqui.

THUNDERBIRDS - A SÉRIE COMPLETA


Este popular seriado inglês, realizado com marionetes, foi exibido originalmente entre 1965 e 1966, tendo ao todo 32 episódios em duas temporadas.

Ambas as temporadas já foram lançadas em dvd nas regiões 1 e 2 há muitos anos. Porém, até hoje a série permanece inédita em dvd no Brasil. Apenas dois filmes chegaram a ser lançados em um box pela Fox, mas o que é insuficiente para os fãs.

Em 2008, a ITV lançou na Inglaterra um box com a série completa em Blu-ray. Apesar do problema com a deformação no formato de tela (originalmente 4:3, foi lançado em 16:9), o box trouxe todos os episódios remasterizados em alta definição, em 6 discos, além de muitos extras.
 Captura do Blu-ray:



O PRISIONEIRO - A SÉRIE COMPLETA

Revolucionária série inglesa, exibida originalmente entre 1967 e 1968 e estrelada por Patrick McGoohan, teve apenas uma temporada totalizando 17 episódios.

Essa única temporada já foi lançada em VHS e dvd na Inglaterra e nos EUA há um bom tempo. No mercado americano, a A&E lançou a série completa com vários extras primeiro em dvd e, posteriomente, em Blu-ray. São 5 discos contendo todos os 17 episódios remasterizados em alta definição e áudio 1.0 e 5.1, além de muitos extras.

Enquanto isso, no Brasil, mais uma vez nada.

Capturas do site Blu-ray.com:













ALÉM DA IMAGINAÇÃO - A PRIMEIRA TEMPORADA

Este cultuado seriado de antologia, criado e apresentado por Rod Sterling, foi originalmente exibido entre 1959 e 1964, totalizando cinco temporadas e 156 episódios.

A Image Entertainment, sob licença da CBS/Paramount Home Entertainment, lançou a série completa em dvd na região 1. Foram diferentes versões no formato - inicialmente em vários volumes, depois as temporadas completas e, finalmente, um box com toda a série.

No Brasil, a distribuidora independente Global/Top Tape lançou em 2003 um único dvd, juntamente com um revista, entitulado "Além da Imaginação - Volume 1", trazendo três episódios, semelhantes ao primeiro lançamento norte-americano. Entretanto, apesar de ter prometido lançar os demais 40 volumes do seriado, nada foi cumprido. E os fãs até hoje não tiveram a série lançada no Brasil.

A Image Entertainment está programando para setembro o lançamento da primeira temporada de "Além da Imaginação" em Blu-ray nos EUA. Serão cinco discos com os 36 episódios. Ainda não estão confirmados extras, mas é esperado ao menos os extras da edição em dvd.

DETALHE: para complicar, nenhum desses boxes, seja em dvd ou em Blu-ray, possuem áudio ou legendas em português.

CONCLUSÃO

Como podem estes seriados já estarem sendo lançados em Blu-ray lá fora e não terem sido até hoje lançados no Brasil? O formato tem mais de dez anos e até agora nenhuma distribuidora se interessou em lançá-los no país.

Existem sim muitos fãs no Brasil para cada uma dessas séries.Veja os exemplos que justificam:

- Recentemente o remake de "O Prisioneiro", uma minissérie, foi exibida pela HBO por aqui, além de ter tido grande repercussão na imprensa;

- Três filmes de "Thunderbirds" foram lançados em dvd no Brasil: os dois clássicos, dos anos 60, em um box pela Fox; e o remake de 2004, pela Universal. Se não acreditassem que houvesse interesse, as duas distribuidoras simplesmente não teriam lançado esses dvds, assim como fazem como muitos outros títulos;

- Esta série tem popularidade comprovada: foi reprisada muitas vezes na tv, apesar de ter tido a última exibição há alguns anos. Além do sucesso da versão para o cinema de Steven Spielberg, nos anos 80. Também existem várias versões em dvd não-oficiais à venda na Internet, o que mostra que existe procura e interesse pelo títulos.

E então? O que fazer?