As melhores aberturas de series de tv

Vários sites e blogs já fizeram as suas listas de melhores aberturas de séries de tv. Mas é possível perceber em muitos a preferência por seriados mais recentes.

A lista do TVCINEMADVD vai a diferentes décadas e apresenta aquelas que considera as melhores sequências de abertura de séries de todos os tempos, sem ordenação.

Estejam à vontade para escolher aquelas que achar melhor. Ou, caso queira, citar alguma que tenha ficado de fora.


São vinte aberturas ao todo, com os vídeos para serem assistidas, para que possam conferir se realmente são boas.

Divirtam-se!


HAVAÍ 5-0 (Hawaii Five-O, 1968/1980)
Esta abertura sem dúvidas não podia ser esquecida. Seu tema dispensa comentários. Composto por Morton Stevens para o seriado, acabou ganhando o mundo, pricipalmente com a versão da banda The Ventures. A abertura começa com uma grande onda e é seguida pelo incrível zoom no ator Jack Lord, na varanda do do Hotel Ilikai. Com cortes rápidos e cenas das belíssimas paisagens havaianas, foi praticamente copiada pela nova versão que estreia no fim de 2010. Mas não poderia ser diferente. Não existe Havaí 5-0 sem esta abertura.



LOUCO POR VOCÊ (Mad About You, 1992/1999)
Esta sitcom estrelada por Helen Hunt e Paul Reiser mostrava a vida de um casal na Nova York dos anos 90. Como não poderia ser diferente, essa bela relação é a essência da abertura, que traz fotos em preto-e-branco do casal pelas ruas nova iorquinas. O tema, "The Final Frontier", foi composto por Reiser e Don Was. As primeiras temporadas apresentaram a versão de Andrew Gold, substituída a partir da sétima temporada pela a de Anita Baker. Deliciosamente romântico!

(Esta foi a única abertura que encontrei. É mais curta do que as das primeiras temporadas, que são as melhores. Mas vale a pena ver.)



KOJAK (1973/1978)
Essa série policial, estrelada por Telly Savala, tinha uma interessante abertura, intercalando imagens do tenente Theo Kojak e da cidade de Nova York. Apesar do estilo característico dos anos 70, seu tema ainda hoje é lembrado.



TWIN PEAKS (1990/1992)
Esta revolucionária série de David Lynch e Mark Frost incluía uma ótima trilha sonora, composta por Angelo Badalamenti. A abertura mostra cenas da pequena cidade fictícia de Twin Peaks, em um rítmo lento. Simplesmente inesquecível.



AGENTE 86 (Get Smart, 1965/1970)
A abertura das quatro primeiras temporadas de Agente 86 ficou na história. Maxwell Smart (Don Adams) para seu conversível em frente a um edifício, desce do veículo e entra; segue por um longo corredor e várias portas vão se fechando atrás dele, até chegar a uma cabine telefônica na qual o chão se abre e ele é levado à sede do CONTROLE. Tão inesquecível que foi parodiada inúmeras vezes.



A GATA E O RATO (Moonlighting, 1985/1989)
Em um clima bem oitentista, a abertura de A Gata e o Rato mostrava imagens de Los Angeles e dos atores Cybill Shepherd, Bruce Willis e Allyce Beasley (e depois, Curtis Armstrong). Além disso, a canção tema interpretada por Al Jarreau criava um clima propício para o início do episódio.



FRINGE (2008/ - )
Criada por J. J. Abrams, essa revolucionária série de ficção científica é bastante complexa, o que reflete também em sua abertura. Com palavras que se referem a temas investigados pelos personagens principais, como teletransporte e doenças raras, além de uma estética bem interessante. Uma das melhores sequências de aberturas atuais.



A FEITICEIRA (Bewitched, 1964/1972)
A Feiticeira faz sucesso ainda hoje. E sua abertura também. A animação que apresenta os três atores principais foi produzida pelo famoso estúdio Hanna-Barbera, responsável por desenhos como Os Flintstones e Scooby-Doo. Muito divertido!



JEANNIE É UM GÊNIO (I Dream of Jeannie, 1965/1970)
Criada para aproveitar (e concorrer) com o sucesso de A Feiticeira, Jeannie é um Gênio também traz uma abertura animada, bem criativa. E o tema que sempre fica na cabeça!



JORNADA NAS ESTRELAS (Star Trek, 1966/1969)

Apesar de relativamente simples, devido principalmente aos recursos financeiros limitados, a abertura da série clássica Jornada nas Estrelas tornou-se um dos símbolos de milhares de trekkers de todo o mundo. A narração de William Shatner resume o espírito da série, que assim como a nave Enterprise foi "onde nenhum homem jamais esteve".

(Abertura com a redublagem dos anos 90 da VTI)


MISSÃO: IMPOSSÍVEL (Mission: Impossible, 1966/1973)
A abertura de Missão: Impossível, ao som do famoso tema composto por Lalo Schifrin, era sempre diferente. Na verdade era formada por cenas do próprio episódio, com um pavio queimando cruzando a tela e apresentando os atores. Era muito caro na época fazer até mesmo a sequência de encerramento com imagens do episódio, então imaginem produzir uma abertura diferente com cenas do elenco para cada um.



DALLAS (1978/1991)
A maior parte da abertura de Dallas possuía a tela dividida em três, com cada parte exibindo uma cena diferente, seja dos atores ou da cidade. Não se pode esquecer o tema, que é a cara dos anos 70.



LEI E ORDEM (Law and Order, 1990/2010)
Durante as 20 temporadas em que esteve no ar, a abertura de Lei e Ordem foi constantemente atualizada, com novas imagens de Nova York, cidade na qual a série se passa, e com os novos atores que iam entrando no elenco. Mas sua essência permaneceu a mesma durante essas duas décadas.



A ILHA DA FANTASIA (Fantasy Island, 1978/1984)
Essa divertida série teve uma das mais icônicas aberturas. Tattoo (Hervé Villechaize) sobe até a torre e bate o sino, gritando "É o avião! É o avião!" para avisar seu patrão, o misterioso Sr. Roarke (Ricardo Montalbán) que o avião com os hóspedes da semana estava chegando. Além das belezas da ilha. Ótimo!



MIAMI VICE (1984/1990)
Revolucionária série policial dos anos 80, Miami Vice também trazia uma impressionante abertura. São belíssimas cenas de Miami ao som do tema de Jan Hammer. Inesquecível.



ESQUADRÃO CLASSE A (1983/1987)
Uma das melhores séries de ação produzidas, Esquadrão Classe foi recentemente adaptada para o cinema. Mas o seriado oitentista continua sendo superior. E a abertura comprova isso.



MONTY PYTHON'S FLYING CIRCUS (1969/1974)
Uma das melhores séries de comédia de todos os tempos. E a abertura criada por Terry Gilliam, o único integrante americano do grupo inglês e grande diretor, é nada mais do que uma hilária montagem animada de imagens recortadas, simplesmente sem sentido.



FRIENDS (1994/2004)
Durante os dez anos em que esteve no ar, a abertura de Friends também mudou. Mas são clássicas as cenas dos seis amigos à noite em um chafariz, dançando ao som de "I'll Be There For You", da banda The Rembrandts.



OS SIMPSONS (1989/-)
Na maior parte dos vinte anos em que está no ar, Os Simpsons teve a mesma abertura. Ou quase a mesma. Cada uma traz novidades, seja a frase escrita por Bart no quadro negro ou a forma como a família senta no sofá em frente à tv. Na 20ª temporada, com a série passando a ser transmitida em alta definição, a abertura foi atualizada, com algumas pequenas modificações. Mas continua com a mesma essência.

(Uma seleção com várias cenas da chegada ao sofá.)




CSI: MIAMI (2002/-)
As três séries da franquia CSI merecem ser lembradas pelas excelentes aberturas, cada uma com uma clássica canção da banda The Who. Mas vale destacar CSI Miami pelo ritmo, pelas imagens e pelo tema Won't Get Fooled Again.



HOUSE (House M.D., 2004/-)
Um dos melhores seriados da atualidade, sem dúvidas. A interessante abertura mostra ilustrações de parte do corpo humano intercaladas com cenas do elenco. Apesar de rápida, tem um ritmo lento, produzido principalmente pela canção Teardrop, da banda Massive Attack.