Cult Classic: Um Tira da Pesada - o que faz desta comedia um filme inesquecivel?
By Igor MS
//
Artigo,
Cult Classics
//
Cult Classic: Um Tira da Pesada - o que faz desta comedia um filme inesquecivel?
2010-09-19T19:18:00-03:00
Igor MS
Artigo|Cult Classics|
Comments

Homenagem da coluna Cult Classic.
Nos anos 80, os blockbusters, surgidos na década anterior, dominaram as telas. E assim seguem até hoje.
Um Tira da Pesada foi, sem sombra de dúvidas, mais um dessa lista. Mas, em meio a várias outras comédias lançadas na mesma época, conseguiu se destacar.

O ano de 1984 foi dominado por blockbusters. As comédias, em especial, tiveram grandes representantes. Disputando com Os Caça-Fantasmas e Loucademia de Polícia, Um Tira da Pesada conquistou o primeiro lugar das bilheterias no ano. Foi também um dos maiores sucessos de uma dupla bem sucedida de produtores: Don Simpson e Jerry Bruckheimer, que dois anos mais tarde produziram Top Gun.
Mas todo esse sucesso não poderia ter vindo sem o talento cômico de Eddie Murphy. Na verdade, esse foi apenas seu quarto filme como ator principal. Assim como nos outros, foi sua capacidade de improvisação que tornou o detetive Axel Foley inesquecível. Não é possível pensar, por exemplo que o papel foi oferecido antes para Mickey Rourke e Sylvester Stallone.
O enredo, a primeira vista, é sério. Um amigo de infância de Foley é assassinado na porta de seu apartamento em Detroit. Apesar das ameaças do chefe, ele vai a Los Angeles investigar e acaba se metendo em muitas confusões, tanto com os policiais bem-comportados da cidade quanto com antigo patrão de seu amigo. Mas, ao contrário do que se possa pensar, não é a violência que se destaca, mas o humor, em quase todas as cenas, bem ao estilo das comédias da década de 80.
Infelizmente não é possível lembrar de todas as que merecem ser destacadas. Entretanto, não posso deixar de citar a hilária sequência em que Axel Foley coloca bananas no cano de descarga dos detetives Billy e Taggart. Ou ainda a cena na boate de striptease e o diálogo de Foley com o maître do restaurante. São os melhores momentos, que fazem rir sempre que são assistidos.
Os coadjuvantes também têm vez. A dupla de detetives Billy Rosewood e Taggart, interpretados por Judge Reinhold e John Ashton, são impagáveis. Lisa Eilbacher também faz uma boa interpretação. Entretanto, quem se destaca é Steven Berkoff como o vilão Victor Maitland. Na verdade, ele é até hoje lembrado por fazer antagonistas em vários filmes de ação conhecidos dos anos 80, como 007 contra Octopussy (1983) e Rambo 2 - A Missão (1985). Vale citar também Ronny Cox, como o tenente linha-dura do departamento de polícia e as breves aparições de Bronson Pichot e Paul Reiser.
A trilha sonora de Um Tira da Pesada também é considerada uma das mais influentes do período. Harold Faltermeyer compôs o inesquecível tema Axel F, produzido com sintetizadores eletrônicos e que há alguns anos ganhou uma versão moderna com o Crazy Frog. E canções como The heat in on, de Glenn Frey, Stir it up, de Patti LaBelle e Neutron Dance, do The Point Sisters, tornaram-se grandes sucessos devido ao filme. Por fim, a trilha sonora alcançou o primeiro lugar na lista da Billboard em 1985 e ganhou o Grammy.
O sucesso em 1984 é bem explicado. Todo o conjunto foi responsável por destacar Um Tira da Pesada. Boas atuações, situações hilárias, trilha sonora que dispensa comentários... E ainda os elogios da crítica na época. Tudo o que faz de um filme um sucesso do momento. Mas a verdade é que apenas isso poderia ter feito de Um Tira da Pesada somente mais uma entre tantas produções que acabam de alguma forma relegadas ao esquecimento com o passar dos anos. Então, o que foi responsável por torná-lo um filme popular até hoje?
As inúmeras reprises na Sessão da Tarde podem ajudar a explicar, mas é muito mais do que isso. Posso concluir que o filme não envelhece. Claro que a moda é outra, os carros estão velhos e os cabelos estão ultrapassados. Um Tira da Pesada retratou, justamente, a cultura dos anos 80 e é essa deliciosa nostalgia que faz ser obrigatório assisti-lo novamente.
Vale lembrar que foram produzidas duas sequências. A primeira, de 1987, ainda conseguiu trazer de volta um pouco da diversão do primeiro filme. A terceira, de 1994, já foi um pouco forçada pela Paramount. Há alguns anos fala-se em uma quanta sequência, mas até hoje não há nada realmente confirmado.
Um Tira da Pesada foi lançado em dvd há vários anos pela Paramount Home Entertainment. A edição traz vários extras sobre a produção do filme, assim como áudio 5.1, que ajuda a realçar a trilha sonora. Infelizmente, a dublagem original das exibições na Sessão da Tarde não foi incluída. Ainda assim, recomendado a todos que desejam ver ou rever uma boa comédia oitentista.

Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro!
Postar um novo comentário
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
VoltarConectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Cult Classic: Um Tira da Pesada - o que faz desta comedia um filme inesquecivel?
2010-09-19T19:18:00-03:00
Igor MS
Artigo|Cult Classics|
Grandes frases do Cinema
''Yo, Adrian!'' (Rocky - Um Lutador, 1976)
Contato
tvcinemadvd@gmail.com
Tags
dvds
cinema
lançamentos em dvd
Blu-ray
Jornada nas Estrelas
Star Trek
lista
séries de TV
1001 filmes
estréias tv
warner Home Video
clássicos
guia
seriados antigos
Séries Clássicas
distribuidoras
tv
Artigo
box
filmes
homenagem
Fox
blog
Versátil Home Video
sitcom
Batman
Havaí 5-0
ator
desenhos animados
dublagem original
Classicline
animação
cinessérie
coluna
comédia
dublagem
minissérie
podcast
redublagem
séries antigas
Alfred Hitchcock
aberturas
adaptações
blockbusters
faroeste
minisséries italianas
Quem sou eu
- Igor MS
- Colecionador de dvds e fã de filmes e séries.