Cult Classic: Um Tira da Pesada - o que faz desta comedia um filme inesquecivel?

Homenagem da coluna Cult Classic.



Nos anos 80, os blockbusters, surgidos na década anterior, dominaram as telas. E assim seguem até hoje. 

Um Tira da Pesada foi, sem sombra de dúvidas, mais um dessa lista. Mas, em meio a várias outras comédias lançadas na mesma época, conseguiu se destacar.

Então, o que faz de Um Tira da Pesada uma comédia lembrada ainda hoje?

O ano de 1984 foi dominado por blockbusters. As comédias, em especial, tiveram grandes representantes. Disputando com Os Caça-Fantasmas e Loucademia de Polícia, Um Tira da Pesada conquistou o primeiro lugar das bilheterias no ano. Foi também um dos maiores sucessos de uma dupla bem sucedida de produtores: Don Simpson e Jerry Bruckheimer, que dois anos mais tarde produziram Top Gun.

Mas todo esse sucesso não poderia ter vindo sem o talento cômico de Eddie Murphy. Na verdade, esse foi apenas seu quarto filme como ator principal. Assim como nos outros, foi sua capacidade de improvisação que tornou o detetive Axel Foley inesquecível. Não é possível pensar, por exemplo que o papel foi oferecido antes para Mickey Rourke e Sylvester Stallone.

O enredo, a primeira vista, é sério. Um amigo de infância de Foley é assassinado na porta de seu apartamento em Detroit. Apesar das ameaças do chefe, ele vai a Los Angeles investigar e acaba se metendo em muitas confusões, tanto com os policiais bem-comportados da cidade quanto com antigo patrão de seu amigo. Mas, ao contrário do que se possa pensar, não é a violência que se destaca, mas o humor, em quase todas as cenas, bem ao estilo das comédias da década de 80.

Infelizmente não é possível lembrar de todas as que merecem ser destacadas. Entretanto, não posso deixar de citar a hilária sequência em que Axel Foley coloca bananas no cano de descarga dos detetives Billy e Taggart. Ou ainda a cena na boate de striptease e o diálogo de Foley com o maître do restaurante. São os melhores momentos, que fazem rir sempre que são assistidos.
Os coadjuvantes também têm vez. A dupla de detetives Billy Rosewood e Taggart, interpretados por Judge Reinhold e John Ashton, são impagáveis. Lisa Eilbacher também faz uma boa interpretação. Entretanto, quem se destaca é Steven Berkoff como o vilão Victor Maitland. Na verdade, ele é até hoje lembrado por fazer antagonistas em vários filmes de ação conhecidos dos anos 80, como 007 contra Octopussy (1983) e Rambo 2 - A Missão (1985). Vale citar também Ronny Cox, como o tenente linha-dura do departamento de polícia e as breves aparições de Bronson Pichot e Paul Reiser.

A trilha sonora de Um Tira da Pesada também é considerada uma das mais influentes do período. Harold Faltermeyer compôs o inesquecível tema Axel F, produzido com sintetizadores eletrônicos e que há alguns anos ganhou uma versão moderna com o Crazy Frog. E canções como The heat in on, de Glenn Frey, Stir it up, de Patti LaBelle e Neutron Dance, do The Point Sisters, tornaram-se grandes sucessos devido ao filme. Por fim, a trilha sonora alcançou o primeiro lugar na lista da Billboard em 1985 e ganhou o Grammy.

O sucesso em 1984 é bem explicado. Todo o conjunto foi responsável por destacar Um Tira da Pesada. Boas atuações, situações hilárias, trilha sonora que dispensa comentários... E ainda os elogios da crítica na época. Tudo o que faz de um filme um sucesso do momento. Mas a verdade é que apenas isso poderia ter feito de Um Tira da Pesada somente mais uma entre tantas produções que acabam de alguma forma relegadas ao esquecimento com o passar dos anos. Então, o que foi responsável por torná-lo um filme popular até hoje?

As inúmeras reprises na Sessão da Tarde podem ajudar a explicar, mas é muito mais do que isso. Posso concluir que o filme não envelhece. Claro que a moda é outra, os carros estão velhos e os cabelos estão ultrapassados. Um Tira da Pesada retratou, justamente, a cultura dos anos 80 e é essa deliciosa nostalgia que faz ser obrigatório assisti-lo novamente.

Vale lembrar que foram produzidas duas sequências. A primeira, de 1987, ainda conseguiu trazer de volta um pouco da diversão do primeiro filme. A terceira, de 1994, já foi um pouco forçada pela Paramount. Há alguns anos fala-se em uma quanta sequência, mas até hoje não há nada realmente confirmado.

Um Tira da Pesada foi lançado em dvd há vários anos pela Paramount Home Entertainment. A edição traz vários extras sobre a produção do filme, assim como áudio 5.1, que ajuda a realçar a trilha sonora. Infelizmente, a dublagem original das exibições na Sessão da Tarde não foi incluída. Ainda assim, recomendado a todos que desejam ver ou rever uma boa comédia oitentista.