DVD Freud - Alem da Alma - o melhor dvd do mundo e brasileiro

O mercado nacional de dvds e Blu-rays, ainda que possua seus muitos problemas, vez ou outra acaba presenteando os cinéfilos e colecionadores de dvds e blu-rays com almas edições fantásticas!

O filme Freud - Além da Alma, dirigido pelo cultuado John Huston, ganhou uma dessas edições. Lançado no final de 2009 pela Versátil, saiu em dvd duplo, com vários extras.

Faço, então, uma resenha, mostrando os detalhes dessa edição, que é a melhor existente no mundo!

Freud - Além da Alma (Freud - The Secret Passion), foi lançado em 1962, estrelando Montgomery Clift e Susannah York. O filme retrata a vida uma parte da vida de Sigmund Freud (1856-1939), destacando o desenvolvimento de suas teorias que permanecem como as bases da Psicanálise, como o Complexo de Édipo. Em breve postarei um texto comentando o filme.

Hoje considerado um clássico, Freud - Além da Alma ainda é utilizado por estudantes de Psicanálise, assim como por interessados na área, para conhecer mais sobre a vida e os trabalhos de Freud. Entretanto, o filme nunca chegou a ser lançado em VHS no Brasil. Os fãs dependiam de gravações das poucas vezes em que foi exibido na televisão, que nos últimos anos foram disponibilizadas para download e também no Youtube.

Mesmo após mais de dez anos do sucesso do dvd, e ainda com o crescimento da popularidade do Blu-ray, Freud - Além da Alma não foi lançado nos formatos em seu país de origem, os Estados Unidos. Apenas a Espanha ganhou uma edição, que vem sendo utilizada pelos fãs norte-americanos e europeus. Esse dvd não traz qualquer extra, o que torna a edição brasileira a melhor existente em todo o mundo.

A Versátil deu um tratamento especial ao filme. Primeiro a imagem. A cópia restaurada é muito superior as versões disponíveis até então. O único problema fica por conta do letterbox, que acaba deformando a imagem em uma tv widescreen. Pelo menos o formato original foi mantido. O áudio, apenas em inglês, está claro, sem problemas. As legendas em português são brancas e bem visíveis.

Os extras são um caso a parte. Lembrando que nenhuma edição pelo mundo possui material especial, a Versátil chegou até a produzir extras para o dvd.

O primeiro é o depoimento do Prof. Renato Mezan (PUC-SP), realizado pela própria distribuidora, em que ele comenta o filme, sua produção e os trabalhos de Freud. O outro, localizado no segundo disco, é o documentário Freud em Viena, produzido pela tv alemã, contando a história da Universidade de Viena e um de seus mais famosos alunos e professores. Além desses, há as tradicionais informações em texto, no caso, abordando a vida e a obra do diretor John Huston.

Os dvds vem armazenados em dois amarays simples, com bela arte de capa e contra-capa. A arte interna tem apenas fotos de outros dvds da distribuidora. Tudo está envolto em uma caixa de papelão, também com uma bonita arte.

O preço que a Versátil deu ao dvd é bem alto, mesmo para os padrões da distribuidora. Mas ainda assim vale cada centavo, pela alta qualidade do tratamento dado e, principalmente, pela oportunidade de ter um material tão interessante como são o filme e os extras.

Imagens: