Homenagem a Leslie Nielsen (1926-2010)

Lembrado principalmente pelas comédias em que atuou nas décadas de 80 e 90, Leslie Nielsen teve uma longa carreira, passando por diversos gêneros e mostrando sua versatilidade. O TVCINEMADVD relembra esse grande ator em uma homenagem especial.

Nascido em Regina, no Canadá, em 11 de fevereiro de 1926. Antes de ser ator, alistou-se na Força Aérea Real Canadense e trabalhou como disc jokey em uma rádio. Estudou e atuou no teatro, fazendo seu primeiro trabalho na tv em 1950. A partir disso, começou a atuar em diversos programas, grande parte dos quais ainda eram ao vivo.

No clássico O planeta proibido (1956).
Em 1956, começou sua carreira cinematográfica, estreando em um papel coadjuvante no drama criminal Decisão amarga (Ramsom!) . Já em seu filme seguinte, no mesmo ano, interpretou um personagem de destaque. Foi o clássico da ficção científica O planeta proibido (Forbidden Planet), em que foi o Comandante J. J. Adams de uma missão enviada a um planeta para investigar o que ocorrera com uma expedição lançada havia vinte anos. Esse filme foi um marco no gênero, que na época ainda era pouco levado a sério no cinema. Ainda hoje é lembrado pelo famoso Robby, o Robô e por ter, segundo Gene Roddenberry, influenciado a criação de Jornada nas estrelas.

No final da década de 50, realizou um teste para o épico Ben-Hur, mas acabou preterido por Stephen Boyd para interpretar o antagonista Messala. A gravação desse teste foi disponibilizado nos extras do dvd do filme.

Participação na série M*A*S*H, em 1973.
Ao mesmo tempo em que atuou em vários filmes durante as décadas de 60 e 70, Leslie Nielsen continuou a fazer participações especiais em episódios de diversos programas de televisão. Entre os seriados em que apareceu, estão Os intocáveis, Alfred Hitchcock Apresenta, Rota 66, O fugitivo, Daniel Boone, Viagem ao fundo do mar, James West, Dr. Kildare, Bonanza, O agente da UNCLE, M*A*S*H, Havaí 5-0, Kojak, Kung Fu, Columbo, A ilha da fantasia e As supergatas, entre outros. Ao todo foram cerca de 1000 participações especiais desde a década de 50.

Ainda nesse período, atuou em alguns filmes que se tornaram bem conhecidos, como Um astronauta fora de órbita (The Reluctant Astronaut, 1967), Pistoleiros em duelo (Gunfight at Abilene, 1967), Como roubar o mundo (How to steal the world, 1968), O destino do Poseidon (The Poseidon Adventure, 1972), entre vários outros. Isso mostra que era um ator bem versátil, atuando em dramas, faroestes e comédias. E foi justamente nesse gênero que sua carreira foi alavancada a partir dos anos 80.

Em Apertem os cintos, o piloto sumiu (1980).
Em 1980, atuou em Apertem os cintos, o piloto sumiu (Airplane!), escrito e dirigido por Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker. Considerado um dos filmes mais divertidos de toda a década, essa comédia, bem aos estilo pastelão alucinado, fez um enorme sucesso na época de seu lançamento e tornou novamente o rosto de Nielsen conhecido em todo o mundo.

Notando o seu talento cômico em Apertem os cintos, o piloto sumiu, o trio por traz do filme resolveu investir no ator, criando a série de tv Esquadrão de polícia (Police Squad!). Como o detetive Frank Drebin, papel escrito especialmente para ele, Nielsen interpretava esse atrapalhado policial que criava as maiores confusões na delegacia e nas investigações. Infelizmente, após seis episódios, o canal ABC cancelou o seriado. Mas Frank Drebin não ficaria esquecido.

Na série Esquadrão de polícia (1982).
Em 1988, Abrahams e os irmãos Zucker trouxeram o personagem de volta, desta vez como o principal na comédia Corra que a polícia vem aí (The Naked Gun: From the Files of Police Squad!). No filme, Drebin tinha que impedir o assassinato da Rainha Elizabeth II planejado pelo milionário Vincent Ludwig (Ricardo Montalbán), com a ajuda do parceiro Nordberg (O.J. Simpson) e de seu amigo Cap. Ed Hocken (George Kennedy), além de Jane Spencer (Priscilla Presley), por quem se apaixona. Assim como em Apertem os cintos, o piloto sumiu, essa comédia segue a linha non sense, com gags uma atrás da outra, como seria posteriormente copiado por outras produções, e que torna o enredo hilariante e inesquecível.

Em Corra que a polícia vem aí (1988).
O sucesso foi enorme, garantindo duas continuações, Corra que a polícia vem aí 2 1/2 (The Naked Gun 2 1/2: The Smell of Fear, 1991) e Corra que a polícia vem aí 33 1/3 (The Naked Gun 33 1/3: The Final Insult, 1994), que também tiveram grande êxito junto ao público.

Leslie Nielsen continuou a bem sucedida carreira na comédia, atuando em filmes como em Drácula - morto, mas feliz (Dead and Lonving It, 1995), dirigido pelo grande Mel Brooks, no qual interpretou um hilariante Conde Drácula. Também estrelou Mr. Magoo (1997) e 2000.1 - um maluco perdido no espaço (2001: A Space Travesty, 2000), entre outras comédias. Vale lembrar também na participação nos filmes Todo mundo em pânico 3 (Scary Movie 3, 2003) e Todo mundo em pânico 4 (Scary Movie 4, 2006), interpretando o Presidente Harris.

Em Drácula - morto, mas feliz (1995)
Aos 84 anos, continuava na ativa, com dois filmes em produção. Foi casado quatro vezes, tendo dois filhos. Acometido por uma pneumonia, seu estado se agravou, vindo a falecer em 28 de novembro de 2010.

Leslie Nielsen foi, sem sombra de dúvidas, um grande ator. Versátil, dinâmico, será sempre lembrado pela sua longa carreira.

E, especialmente, pelas muitas risadas que nos proporcionou em filmes que marcaram muitos fãs pelo mundo e pelos quais agradecemos.

Vídeos:

- Cena do filme Apertem os cintos, o piloto sumiu - ASSISTA

- Cena do filme Corra que a polícia vem aí 33 1/3 - ASSISTA

- Cena do filme Drácula - morto, mas feliz - ASSISTA

- Abertura de um episódio da série Esquadrão de polícia (em inglês) - ASSISTA

- Teste para o filme Ben-Hur (em inglês) - ASSISTA