Marco Polo - uma obra-prima italiana


A década de 80 foi um período de intensa produção televisiva. E um gênero se destacou: as minisséries.

Não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil. É possível lembrar de um outro país exerceu e continua exercendo grande influência nessa área: a Itália.

A verdade é que os italianos já produziam grandes minissérie anteriormente. Desse período vale lembrar de A Vida de Leonardo da Vinci, considerada até hoje um dos melhores relatos da vida desse artista. Mas nos anos 80 conseguiu uma maior projeção internacional, motivadas principalmente por parcerias na produção.

Em 1982, Marco Polo marcou a história da televisão. Realizada pela estatal italiana RAI, em parceria com diversas produtoras, retratava a vida do famoso explorador veneziano que no século XIII percorreu o então pouco conhecido continente asiático. As histórias de Marco Polo povoaram a imaginação dos povos ocidentais por muitos séculos e até hoje intrigam os historiadores. Mas a reconstituição começa ainda sua infância, quando seu pai Nicollo e seu tio Maffeo partem em viagem ao Cantão (China). A mãe de Marco morre e ele é criado por tios. Anos mais tarde, quando já está crescido, os irmãos Polo retornam. Mas logo em seguida ambos realizam uma viagem de volta ao extremo oriente em encontro do Grande Kublai Khan, neto de Genghis Khan e responsável pela conquista e unificação da China. Entretanto, Marco parte com eles na longa e perigosa jornada, passando por diversas regiões e entrando em contato com diferentes povos.

A direção de Marco Polo ficou a cargo do renomado diretor italiano Giuliano Montaldo. E a produção foi digna de um grande épico. Filmada em quatro países, incluindo a China e a pouco conhecida Mongólia, foi realizada em parceria entre diferentes produtoras ocidentais com uma chinesa, sendo a primeira vez que isso ocorreu. Mas permitiu, por exemplo, que algumas cenas fossem filmadas dentro da famosa Cidade Proibida e na Grande Muralha. São imagens deslumbrantes e surpreendentes, principalmente para a época, uma vez que a China comunista encontrava-se ainda bastante distante dos olhos ocidentais.


Cenas belíssimas e impressionantes como as descritas são também elementos importantes do enredo. O próprio roteiro é muito bem escrito e detalhado, conseguindo prender o telespectador, ainda que este já conheça sobre a vida de Marco Polo.

O detalhamento é realmente um aspecto marcante da minissérie como um todo. É preciso considerar que foram anos de produção, incluindo, por exemplo, a confecção de mais de 4.000 figurinos, estes extremamente semelhantes às vestes do período retratado. Isso fora os ricos cenários e objetos utilizados em cena.

Grande parte da repercussão inicial de Marco Polo deveu-se à presença de renomados atores ingleses e americanos no elenco, como Burt Lancaster, Anne Bancroft, Denholm Elliott, John Gielgud e Leonard Nimoy. Mas o ator escolhido para interpretar a personagem principal foi o desconhecido Ken Marshall. Mesmo após o sucesso da minissérie, Marshall, uma grande promessa no início da década de 80, não conseguiu ganhar destaque. Para os fãs de Jornada nas Estrelas, ele é frequentemente lembrado por sua participação na série Deep Space Nine.

A trilha sonora foi composta por um dos maiores nomes do gênero, Ennio Morricone, responsável pela música de grandes filmes como Três homens em conflito, Era uma vez no oeste e A missão. E, assim como em seus trabalhos mais famosos, realiza uma obra excepcional. O tema principal pode ser considerado um dos mais delicados compostos para a televisão. E, justamente por esse aspecto, pode ser feita uma observação: os italianos têm um cuidado incrível com as produções televisivas.

Ao contrário de outros países, como os Estados Unidos (com exceção de muitas da tv paga), as produções feitas para a televisão são geralmente consideradas inferiores às do cinema ou, pelo menos, pouco valorizadas. Mas a televisão italiana, assim como a inglesa e a de outras nações europeias, consegue realizar séries e minisséries fantásticas, muito bem cuidadas e produzidas, que se destacam até mesmo em meio aos filmes de cinema.

Reconhecendo esse trabalho fantástico, Marco Polo foi muito elogiada pela crítica quando estreou no Estados Unidos em 1982. E ganhou o Emmy, o mais famoso prêmio da tv americana, de melhor minissérie daquele ano.

Originalmente as oito horas de filme foram divididas em quatro episódios, exibidos primeiramente pela NBC, nos Estados Unidos, e alguns meses depois pela RAI, na Itália. Em reprises posteriores ocorreu a divisão em seis capítulos. Aparentemente a minissérie nunca chegou a ser exibida no Brasil. Mas, felizmente, foi  lançado em dvd pela Versátil. A edição, muito bem trabalhada, tem oito episódios, mas mantém um ritmo na história, sem alterar o entendimento.

Esse dvd também merece ser comentado. Uma das grandes edições de minisséries no Brasil, traz a versão italiana, com os atores não-italianos dublados no idioma. A imagem é remasterizada. Apesar de apresentar artefatos, é muito nítida. Além dos menus animados, com a belíssima trilha sonora ao fundo, o box ainda traz alguns extras. Esses, por sua vez, são da RAI, da época de produção da minissérie e, por ter serem tão antigos, possuem a qualidade muito ruim, tendo sido incluídos pelo seu alto valor histórico.

Posso concluir apenas que Marco Polo é uma minissérie que merece ser assistida, ao menos uma vez, por todos aqueles que não somente apreciam um bom filme, mas que gostam de, através do cinema e da televisão, conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas e histórias. E esta produção conseguirá impressionar aqueles que se interessam em conhecer essa pequena parte da História. Isso porque faz uma reprodução marcante do período da chamada Baixa Idade Média, tanto na Europa quanto no Oriente. E Marco Polo consegue representar justamente o homem interessado em conhecer um mundo além, diferente, sendo capaz de enfrentar inúmeros desafios e dificuldades para tanto. Foi a partir de desbravadores como ele que foi possível à humanidade ampliar seus conhecimentos sobre o mundo e desenvolver até o estágio atual. Assistam e poderão entender melhor.

Dicas:

- Vídeo - Ennio Morricone conduzindo o tema de Marco Polo - ASSISTA

- Vídeo/áudio - Trilha sonora de Marco Polo - PARTE 1 / PARTE 2 / PARTE 3

- Texto (em inglês) sobre a minissérie e sua produção - LEIA