Sitcoms - comédia e história

As sitcoms, ou comédias da situação, é um dos gêneros mais populares da televisão, mesmo após seus mais de cinquenta anos de existência.

Suas origens, tendo como base o formato tradicional, remonta ao final dos anos 40, quando os seriados ainda estavam se estabelecendo na tv americana. E logo conquistaram um grande público mundo afora.


A primeira sitcom de sucesso foi I Love Lucy. Lançada em 1951, trazia Lucille Ball como Lucy, uma esposa que está sempre colocando o marido, Ricky (Desi Arnaz) em muitas confusões. Inovadora, a série definiu o formato do gênero, que com seu enorme sucesso durante as seis temporadas em que esteve no ar e as inúmeras reprises posteriores, foi incontavelmente copiada pelas décadas seguintes.

O american way of life era explorado ao máximo no período, com destaque para as sitcoms. Um bom exemplo disso foi Papai Sabe Tudo, que mostrava uma típica família americana de classe média, com o pai sendo o centro de tudo. Mas também haviam os seriados que buscavam justamente desconstruir certos padrões, como a ideia de casal perfeito que é criticada por The Honeymooners.
I Love Lucy e Papai Sabe Tudo

Nos anos 60, a popularidade das sitcoms continuou a crescer e o gênero entrou em um de seus períodos mais criativos. O american way of life continuou presente, mas as famílias ganharam um visual diferente, como pode ser percebido em Os Monstros, paródia dos filmes de terror da Universal, e em A Família Addams, adaptação para a tv da criação de Charles Addams. A fantasia também foi bastante utilizada, com destaque para A Feiticeira, que mostrava um casal formado por um mortal e, como diz o título, uma feiticeira, e sua concorrente Jeannie é um Gênio, com uma gênia tentando conquistar um astronauta. O crescente sucesso dos filmes de James Bond influenciaram a criação de O Agente da U.N.C.L.E. e Agente 86, assim como o fenômeno da beatlemania levou à psicodélica Os Monkees. Isso sem esquecer de reconhecer a criatividade de desenvolver uma série sobre uma noviça que voa, em A Noviça Voadora, um grupo de hilários prisioneiros em um campo nazista em Guerra, Sombra e Água Fresca, entre outros. A inventividade dos anos 60 tem seus reflexos ainda hoje. Um grupo de pessoas perdidas em um ilha não é novidade de Lost, por exemplo, mas já era a temática de A Ilha dos Birutas.

Os Monstros, A Família Addams, Agente 86, A Feiticeira, Jeannie é um Gênio e A Noviça Voadora
Os anos 70 marcaram uma série de mudanças, não apenas nas sitcoms, mas em toda a televisão, no cinema e em várias outras áreas. Em Tudo em Família (All in the Family), a figura do pai é completamente desfeita com um patriarca conservador e preconceituoso. A independência feminina é o centro de Mary Tyler Moore, com uma protagonista solteira e trabalhadora. A Guerra do Vietnã é criticada em M*A*S*H, baseado no filme homônimo de Robert Altman, trazendo na Guerra da Coreia uma alegoria do conflito que marcou a Guerra Fria. Assim, as sitcoms passaram a lidar com temas mais sérios e controversos, servindo como um retrato do contexto histórico, cultural, econômico, político e social de seu período de produção, como o fazem ainda hoje.

M*A*S*H e Mary Tyler Moore
Nos anos 80, apesar do conservadorismo do governo de Ronald Reagan, as sitcoms continuaram a inovar. Um grupo de amigas na meia-idade dividindo uma casa em Miami, tema bem diferente do que se costumava ter na televisão, é mostrado em As Supergatas. Um bar em Boston é o cenário de Cheers, que trazia as confusões de seus funcionários e clientes. E um divertido alienígena caindo no telhado de uma família é a premissa de ALF - O ETeimoso. Essa ideia de típica família americana continuou sendo explorada, como em Cosby Show, mas também foi desconstruída na anárquica Um Amor de Família (Married with Children) e em versão animada com Os Simpsons.

ALF - O ETeimoso, As Supergatas, Um Amor de Família e Cheers
Nos anos 90 a popularidade das sitcoms retornou com força, sendo, juntamente com os anos 60, um das décadas de maior criatividade. É curioso perceber, por exemplo, que durante certas temporadas foram exibidas, ao mesmo tempo, algumas das mais famosas e cultuadas sitcoms da história da televisão americana. O canal líder do gênero foi a NBC, que exibiu a adorada Friends, que mostra as confusões de um grupo de amigos dividindo um apartamento em Nova York. Esta mesma cidade foi o pano de fundo da divertida e delicada Louco por Você (Mad About You), sobre a vida e as relações de um casal e seu cachorro. E também Nova York foi o cenário daquela considerada como a melhor sitcom de todos os tempos: Seinfeld. Estrelada pelo comediante Jerry Seinfeld, interpretando a si mesmo, mostrou por nove temporadas as neuroses de quatro amigos e suas trapalhadas amorosas e familiares. Para completar, a mesma NBC exibiu nos anos 90 outros grandes sucessos, como a inteligente Frasier, spin-off de Cheers, Um Maluco no Pedaço, Wings, NewsRadio, 30 Rock from the Sun, e Will & Grace, esta última já no final da década. Para fechar, é preciso citar a hilariante versão pré-histórica da sociedade americana em Família Dinoussauro, a família disfuncional de Everybody Loves Raymond, as loucuras de The Nanny, Roseanne, Home Improvement, Ellen e Ally McBeal, inovando na dramédia, entre outras.

Seinfeld, Friends, Frasier, Mad About You, The Nanny e Família Dinossauro
As sitcoms entraram no século XX com seu formato tradicional um pouco desgastado. O encerramento, em poucos anos, de várias séries de sucesso, contribuiu para que o público se sentisse ao mesmo tempo vazio e cansado do estilo. Por isso, novas sitcoms surgiram trazendo novidades, como a filmagem com apenas uma câmera e a retirada das risadas da platéia ao fundo. Conseguiram ser bem sucedidas assim Scrubs, Arrested Development, Malcolm in the Middle, The Bernie Mac Show, The Office, Curb Your Enthusiasm, 30 Rock, Parks and Recreation e Modern Family. Entretanto, o formato ainda é utilizado com sucesso, como mostram Two and a Half Men, The Big Bang Theory, How I Met Your Mother e The New Adventures of Old Christine.

Curb Your Enthusiasm, Two and a Half Men e The Office
As sitcoms são, como pode ser percebido, um dos gêneros mais prolíferos da televisão. Apesar de ser tipicamente americano, esses seriados conquistaram milhares de pessoas pelo mundo e serviram de inspiração para a criação de muitas outras comédias, em diferentes países, incluindo o Brasil. E como foi dito anteriormente, são um interessante registro de época. Seja de maneira direta, com os belos carros da década de 60 e os computadores e o videocassete dos anos 90, ou indiretamente, com críticas e referências ao período em que foram produzidas. Se quase todos os gêneros televisivos, cinematográficos e literários também o fazem, as sitcoms saem na vantagem de contar com roteiristas criativos e ideias inusitadas que conseguem fazer os telespectadores rirem com inteligência e vontade.