Serie relembra os pioneiros da tv americana

O canal PBS exibiu em 2008 uma série que a cada episódio abordava um gênero, contando histórias da produção dos anos iniciais da televisão norte-americana. Em 2011, Pioneers of Television finalmente ganhou uma segunda temporada, com novas entrevistas e novos programas e artistas sendo homenageados.
Os fãs de seriados geralmente pouco conhecem sobre a história dos diferentes gêneros, muito porque as informações que se tem disponível sobre o período é limitado. A série, ao contrário do que pode parecer, não apresenta detalhadamente como era a produção de programas há seis ou cinco décadas, mas sim relembra alguns grandes nomes que marcaram a televisão americana e, de certa forma, também a brasileira. Isso se deve ao fato de a maior parte dos seriados que são comentados serem produções de renome e terem sido exibidas no Brasil.


As atrizes Angie Dickinson, Nichelle Nichols, Stefanie Powers  e Linda Evans.

A primeira temporada abordou os gêneros sitcoms, talk shows, game shows e variedades. Já a segunda temporada apresenta os gêneros ficção científica, faroestes, policial e programas infantis regionais.


Apesar de ser exibido pela PBS, canal público americano, a série conseguiu um certo destaque na imprensa, inclusive no Brasil, justamente por abordar seriados famosos e grandes atores que neles trabalharam.


Tive a oportunidade de assistir a alguns desses episódios, que possuem cerca de 50 minutos de duração cada, e, como um fã de seriados antigos, achei o programa muito interessante. Como já foi dito, não é um documentário para se conhecer em detalhes a produção de seriados nos anos 50 e 60, mas é uma boa maneira de saber um pouco sobre o período, de forma leve e curiosa.


No Brasil, é pouco provável que algum canal pago se interesse em exibir a série Pioneers of Television, uma vez que dificilmente documentários produzidos pela PBS chegam por aqui. Porém, quem tiver interesse e souber inglês, vale procurar e baixar alguns episódios na Internet.

É uma pena perceber também que no Brasil pouco se tem de informação sobre a nossa própria televisão. Dificilmente há reprises de programas antigos, em especial do período pioneiro da tv brasileira. Ou ainda documentários sobre essa época. A série Pioneers of Television poderia servir de inspiração para produções nacionais que resgatassem de maneira ampla e efetiva a memória da televisão brasileira, independente de canal ou gênero, para que essa interessante história fosse preservada.

Alguns trechos (sem legendas):


LEONARD NIMOY: ANTES DO SR. SPOCK



FESS PARKER E ED AMES COMENTAM SOBRE AS SÉRIES DAVY CROCKETT E DANIEL BOONE




LEIA MAIS:
- SITCOMS: COMÉDIA E HISTÓRIA
- OS ONZE CENSURADOS: UM LADO POUCO DIVERTIDOS DOS DESENHOS ANIMADOS
- AS MELHORES ABERTURAS DE SÉRIES DE TV