Cine Cult - Jornada nas Estrelas: O Filme
By Igor MS
//
cinema,
Jornada nas Estrelas
//
Cine Cult - Jornada nas Estrelas: O Filme
2011-02-04T12:31:00-02:00
Igor MS
cinema|Jornada nas Estrelas|
Comments

A coluna Cine Cult retorna dando continuidade a série de posts do TVCINEMADVD sobre a franquia Jornada nas Estrelas, ou Star Trek, no original, abordando o primeiro longa-metragem produzido, Jornada nas Estrelas: O Filme.
Após cancelar o projeto da série Jornada nas Estrelas: Fase II, em 1978, a Paramount resolveu levar Jornada para o cinema. O sucesso de Star Wars e Contatos imediatos do terceiro grau fizeram o estúdio perceber que também poderia ter um grande sucesso com um blockbuster de ficção científica. Dessa forma, o projeto de um seriado deu lugar ao de um filme.
Os roteiristas começaram então a reescrever o roteiro In thy image, escrito inicialmente para a Fase II. Porém, o trabalho foi complicado, incluindo diversas reescritas que levaram ao atraso na entrega do roteiro final, o que somente ocorreu pouco tempo antes do início efetivo das gravações.
Todo o elenco original foi contratado para o filme, incluindo Leonard Nimoy com seu Spock, que não havia concordado em participar da Fase II. Persis Khambatta permaneceu com o papel de Ilia, planejado para a série, assim como o capitãoWilliam Decker, interpretado por Stephen Collins.
Além de efeitos visuais de última geração, muito superiores aos fracos utilizados na Série Clássica, ocorreu ainda uma reformulação do design da Enterprise, tanto externamente como na parte interna, a exemplo da ponte de comando, corredores e funcionalidades em geral, além dos uniformes da tripulação. Trabalhos detalhados e muito bem realizados, que acabaram indicados ao Oscar nas categorias Melhor Efeitos Especiais e Melhor Direção de Arte.
A trilha sonora ficou a cargo do famoso Jerry Goldsmith. Influenciado pela de Star Wars, composta por John Williams, Goldsmith fez uma trilha grandiosa, com um toque romântico. Um novo tema foi composto, tornando-se, juntamente com o tema da Série Clássica, um dos símbolos musicais da franquia. É preciso citar ainda o tema dos klingons, Klingon Battle, e Ilia's Theme, utilizado na overture. Sobre este último, um curioso fato é que o filme foi um dos últimos a ter uma overture, sequência musical antes do filme propriamente começar. Era muito comum até os anos 1960, porém foi estando cada vez menos presente, até cair em desuso por completo.
A produção de Jornada nas Estrelas: O Filme recebeu consultoria técnica da NASA, do JET Propulsion Laboratory, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e do renomado escritor de ficção científica Isaac Asimov. É preciso considerar ainda que, no geral, a produção foi muito conturbada, com gastos cerca de três vezes o orçamento inicial e muitos atrasos. Para se ter uma ideia, o filme somente foi finalizado poucos dias antes da pré-estreia.
O lançamento de Jornada nas Estrelas: O Filme ocorreu em 7 de dezembro de 1979 nos Estados Unidos. As críticas foram mistas. Alguns gostaram, elogiando principalmente a qualidade técnica da produção. Outros consideraram o filme muito lento, sem a ação geralmente associada a filmes e ficção científica e até mesmo presente na Série Clássica; pouco desenvolvimento dos personagens e cenas de efeitos especiais muito longas.
Porém, ao contrário das críticas, o filme teve uma das maiores estreias do ano. Os trekkers, após dez anos de espera, finalmente poderiam assistir a uma aventura inédita com os atores e os personagens da série. Apesar do alto custo de produção, Jornada nas Estrelas: O Filme rendeu cerca de 140 milhões de dólares em todo o mundo e foi a quarta maior bilheteria de 1979 nos Estados Unidos, o que levou a Paramount imediatamente considerar uma sequência.
Em 1983, uma exibição na televisão americana apresentou o filme com 12 minutos de cenas adicionais que haviam sido retiradas da versão de cinema. Finalmente, em 2001, Robert Wise lançou a sua versão do diretor, com cortes de algumas cenas e a inclusão de outras realizadas por computador. Felizmente, as cenas excluídas, inclusive as apresentadas na televisão em 1983, também foram incluídas na edição em dvd.
Em breve, a coluna Cine Cult abordará a sequência, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, considerado por muitos como o melhor filme da franquia Star Trek e um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos.
TRAILER DE JORNADA NAS ESTRELAS - O FILME (sem legendas):
LEIA MAIS:
- JORNADA NAS ESTRELAS: FASE II - A SÉRIE QUE NUNCA FOI AO AR
- JORNADA NAS ESTRELAS: A SÉRIE ANIMADA - AS AVENTURAS POUCO CONHECIDAS
- JORNADA NAS ESTRELAS: A SÉRIE CLÁSSICA - ONDE NENHUM SERIADO JAMAIS ESTEVE

Cine Cult - Jornada nas Estrelas: O Filme
2011-02-04T12:31:00-02:00
Igor MS
cinema|Jornada nas Estrelas|
Grandes frases do Cinema
''Escute-os, crianças da noite, que música eles fazem.'' (Drácula, 1931)
Contato
tvcinemadvd@gmail.com
Tags
dvds
cinema
lançamentos em dvd
Blu-ray
Jornada nas Estrelas
Star Trek
lista
séries de TV
1001 filmes
estréias tv
warner Home Video
clássicos
guia
seriados antigos
Séries Clássicas
distribuidoras
tv
Artigo
box
filmes
homenagem
Fox
blog
Versátil Home Video
sitcom
Batman
Havaí 5-0
ator
desenhos animados
dublagem original
Classicline
animação
cinessérie
coluna
comédia
dublagem
minissérie
podcast
redublagem
séries antigas
Alfred Hitchcock
aberturas
adaptações
blockbusters
faroeste
minisséries italianas
Quem sou eu
- Igor MS
- Colecionador de dvds e fã de filmes e séries.