Jornada nas Estrelas: Fase II - a serie que nunca foi ao ar

O sucesso das reprises de Jornada nas Estrelas - A Série Clássica e da Série Animada levou a Paramount a se interessar por uma nova produção que reunisse novamente os atores e seus respectivos personagens em novas aventuras.
Inicialmente, o estúdio desejava um filme com o elenco da série original. Gene Roddenberry escreveu o roteiro, com o título de The God Thing, com planos para ser lançado em 1976. Após ser adiado para o ano seguinte e novos roteiros produzidos, incluindo um chamado Planet of Titans, a Paramount acabou abandonando a ideia de um longa-metragem. Porém, Jornada nas Estrelas permanecia nos planos.

O estúdio pretendia criar o quarto canal de televisão de transmissão nacional dos Estados Unidos, que faria companhia a ABC, CBS e NBC. O projeto, divulgado em 1977, planejava lançar a emissora no ano seguinte, tendo como carro-chefe da programação uma nova série, com o nome de Jornada nas Estrelas: Fase II (Star Trek: Phase II).

A pré-produção do episódio-piloto começou pouco depois do anúncio do novo canal. Finalmente, Jornada nas Estrelas contaria com recursos melhores do que os da Série Clássica, o que inclui um orçamento consideravelmente maior. Esse primeiro episódio teria duas horas de duração, programado para ser exibido no início de 1978. Além disso, estavam confirmados mais 13 episódios.

O passo seguinte foi trazer de volta os atores da série original. Todos concordaram em retornar, incluindo um salário bem alto para William Shatner. A exceção foi Leonard Nimoy, que não se interessou em interpretar novamente Spock, preferindo se dedicar a outros projetos. Com isso, foi necessário criar um novo personagem, em substituição a Spock, um vulcano com nome Xon. Também foi desenvolvido um novo primeiro-oficial, o comandante William Decker.

Também ocorreu uma reformulação no visual da série. Ainda que mantendo o ar da versão original, modificações sensíveis foram planejadas, às quais se podem citar a própria Enterprise e funcionalidades diversas de equipamentos e armamentos. Além disso, os personagens Uhura e Chekov seriam promovidos a tenente comandante, com Chekov também acumulando o cargo de chefe da segurança, assim como Christine Chapel, que agora seria médica e não mais enfermeira. A personagem Janice Rand, que saiu da Série Clássica ainda na 1ª temporada, voltaria a fazer parte da tripulação da Enterprise.



Entretanto, foram surgindo alguns problemas. Ao final de 1977, a produção da série começou a ficar muito atrasada. A construção de cenários estava muito lenta, assim como a contratação de atores ainda não havia sido finalizada e até mesmo os roteiros continuavam a ser escritos e reescritos. Mas, ao contrário do que se poderia esperar em uma situação como essa, a Paramount não estava exercendo grandes pressões. A verdade é que ainda existia uma grande incerteza dentro do próprio estúdio se os planos de um novo canal iria de fato se concretizar. Os riscos de tal empreendimento era muito elevados, levando o presidente da companhia a temer com um prejuízo alto que pudesse até comprometer o estúdio.

Foi então que, no início de 1978, a Paramount anunciou que não mais iria lançar um novo canal. Dessa forma, o projeto de Jornada nas Estrelas: Fase II estava cancelado. Porém, o estúdio não abandonou por completo a ideia de uma nova produção de Jornada nas Estrelas.

Vale lembrar que naquela segunda metade dos anos 1970, a série de três temporadas exibida no final da década anterior havia se tornado um fenômeno, não apenas com reprises constantes na televisão e com a versão animada, mas também com convenções, revistas, brinquedos. Uma mina de ouro que a Paramount não queria deixar escapar.

O sucesso de Star Wars e também de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, ambos lançados em 1977, mostrou ainda que um filme de ficção científica pode ser extremamente rentável, quando explora na medida certa aventura, efeitos especiais e uma boa história. É preciso considerar que até aquela época, a grande maioria dos filmes do gênero, com suas devidas exceções, ainda eram vistos como um gênero de segunda classe, um lucro rápido proveniente de uma história de aventura simples que atraia os jovens.

Foi a partir disso que a Paramount iniciou o projeto de um filme de Jornada nas Estrelas, tema que será abordado em breve.

O canal da Paramount somente seria lançado em 1995, com o nome de UPN (United Paramount Network), tendo como carro-chefe da programação a série Jornada nas Estrelas: Voyager. Além disso, dos 13 roteiros escritos para a Fase II, dois chegaram a ser reescritos e utilizados na série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.

LEIA MAIS:
- JORNADA NAS ESTRELAS: A SÉRIE CLÁSSICA - ONDE NENHUM SERIADO JAMAIS ESTEVE
- JORNADA NAS ESTRELAS: A SÉRIE ANIMADA - AS AVENTURAS POUCO CONHECIDAS