Séries Clássicas: Histórias do Crime - um seriado à frente de seu tempo


Histórias do Crime (Crime Story) foi, sem sombras de dúvidas, um seriado bem à frente do tempo em que foi ao ar.

A violência e o tom dramático são muito mais compatíveis com o que estamos acostumados a assistir hoje na tv.

Se compararmos com outras produções do gênero do mesmo período, como por exemplo Miami Vice, podemos perceber que esses elementos estão presentes em uma quantidade superior ao que era padrão na época.

Apesar disso, Histórias do Crime conseguiu, com seu estilo novela e sua carga dramática, prender a atenção do público dos anos 80 e, continua a fazer o mesmo hoje.

O enredo se passava na Chicago dos anos 60, quando a violência nas ruas ainda reinava, com remanescências da máfia. O tenente Mike Torello (Dennis Farina), chefe de uma equipe especial de combate ao crime organizado, tem como alvo o mafioso Ray Luca (Anthony Denison). E para pegá-lo, Torello é capaz de tudo, o que faz com que seu comportamento muitas vezes se pareça com os de um criminoso.

O episódio-piloto da série, com duas horas de duração, foi exibido em 18 de setembro de 1986, logo após Miami Vice, na NBC. Os índices de audiência foram altíssimos e o canal logo resolveu colocar Histórias do Crime para enfrentar um dos maiores sucessos da época, A Gata e o Rato. Assim, a audiência foi declinando continuamente, enquanto a do seriado concorrente só aumentava.

Apesar da intensa publicidade e das mudanças de horário, ao fim da 2ª temporada, a série acabou sendo cancelada.
Muitos críticos e especialistas acreditam que Histórias do Crime influenciou diretamente séries recentes como 24 Horas e Família Soprano, seja no estilo de violência retratada ou no arco contínuo de histórias.

O diretor Martin Scorcese também se inspirou no seriado para a produção de seu filme Cassino, de 1995.

Nos EUA a série teve as duas temporadas lançadas em dvd pela distribuidora independente Anchor Bay Entertainment. Enquanto isso, no Brasil, a série permanece inédita no formato.

Curiosidades:
- O ator Dennis Farina e o co-criador da série, Chuck Adamson, fizeram parte do Departamento de Polícia de Chicago.
- O produtor-executivo da série, Michael Mann, também era na época responsável pela produção de Miami Vice.
- O tema da série, ouvido na abertura e no encerramento, é a canção Runaway, de Del Shannon (1934-1990), lançada em 1961. Para Histórias do Crime, Shannon gravou uma nova versão da música.
- O ator Dennis Farina voltou a trabalhar em uma série policial anos depois, em Lei e Ordem, na qual atuou como o detetive Joe Fontana entre 2004 e 2006.
- John Santucci, que interpretou o arrombador Pauli Taglia na série, foi anteriormente um ladrão de jóias na vida real.
- Entre os atores que fizeram participações especiais na série estão David Caruso, Julia Roberts, Kevin Spacey, Gary Sinise, Paul Guilfoyle, Stanley Tucci, David Hyde Pierce e o cantor Miles Davis.

Texto publicado originalmente no blog Séries Clássicas. 

LEIA MAIS:

- SÉRIES CLÁSSICAS NO TVCINEMADVD
- MARCO POLO - UMA OBRA-PRIMA ITALIANA
- OS ONZE CENSURADOS - UM LADO POUCO DIVERTIDO DOS DESENHOS ANIMADOS