Series Classicas: Na Mira do Tira - violencia e humor nonsense

Em uma época em que os filmes policiais e de ação eram os mais populares do cinema, uma série fez de tudo isso uma piada.Na mira do tira (Sledge Hammer!) era uma sátira de um dos mais famosos personagens do gênero, Dirty Harry, interpretado por Clint Eastwood.

O inspetor Sledge Hammer (David Rasche), do Departamento de Polícia de São Francisco, era simplesmente maluco. Andando para todo lado com sua Magnum 44, que fazia questão de usar sempre, além de tratá-la como uma pessoa, Hammer tinha como bordão “Confie em mim. Eu sei o que estou fazendo.”

Logo no episódio-piloto o inspetor ganhou uma parceira, a competente, inteligente e sofisticada detetive Dori Doreau (Anne-Marie Martin). Além de se conhecer o seu chefe, o capitão Trunk (Harrison Page), que odeia Hammer, gritando sempre seu nome.

O humor nonsense de Na mira do tira estava sempre presente, seja no adesivo no carro de Hammer, escrito “I ♥ Violence” (Eu amo violência), seja no comportamento sádico do policial. Entretanto, as tradicionais risadas de fundo não eram incluídas nos episódios, algo que naquela época ainda era incomum. Mas foi assim que conseguiu conquistar o público.

Apesar disso, o horário em que a ABC colocou Na mira do tira não ajudou. Concorria com dois grandes sucessos: Miami Vice na NBC e Dallas na CBS. Ao fim da primeira temporada o canal já tinha praticamente decidido cancelar a série. Entretanto o último episódio acabou tendo uma boa audiência, fazendo a ABC repensar.

Assim, Na mira do tira acabou renovado para uma segunda temporada e em um novo horário. Entretanto a concorrência não ajudou, batendo de frente com The Cosby Show. Ao fim da segunda temporada, a série acabou sendo cancelada.

No total foram 41 episódios, em duas temporadas, exibidas entre 1986 e 1988.

No Brasil, Na mira do tira foi exibido pela Rede Globo, no fim dos anos 80.

Nos EUA a distribuidora independente Anchor Bay Entertainment lançou as duas temporadas em dvd. Enquanto isso, no Brasil, a série permanece inédita no formato.

Curiosidades:
- Quando o episódio-piloto ficou pronto, foi lançada a canção Sledgehammer, por Peter Gabriel. A ABC resolveu então aproveitar o sucesso da música e a utilizou nos comerciais de estreia do programa.

- O tema de abertura da série foi composto por Danny Elfman, que posteriormente foi indicado a 4 Oscars e ganhou um Grammy. Além disso é o compositor do tema da série de animação “Os Simpsons”.

- Sledge Hammer é divorciado e com isso, em vários episódios, faz piadas sobre sua ex-mulher. No último episódio da série ela aparece, sendo interpretada por Heather Lupton, esposa de David Rasche.

- Fizeram participações na série os atores Bill Bixby (o Dr. David Banner em O incrível Hulk), Conchata Ferrell (a faxineira Berta em Two and a Half Men), Davy Jones (da banda e da série Os Monkees), Patrick Wayne (filho de John Wayne), Lewis Arquette (pai dos atores Patricia, Alexis, Rosanna, David e Richmond Arquette), entre outros.

Texto publicado originalmente no blog Séries Clássicas. 

LEIA MAIS:

- SITCOMS - COMÉDIA E HISTÓRIA
- SÉRIES CLÁSSICAS: HISTÓRIAS DO CRIME - UMA SÉRIE À FRENTE DE SEU TEMPO
- SÉRIES CLÁSSICAS NO TVCINEMADVD
- MARCO POLO - UMA OBRA-PRIMA ITALIANA