Cine Cult - Jornada nas Estrelas: O Filme


A coluna Cine Cult retorna dando continuidade a série de posts do TVCINEMADVD sobre a franquia Jornada nas Estrelas, ou Star Trek, no original, abordando o primeiro longa-metragem produzido, Jornada nas Estrelas: O Filme.

Após cancelar o projeto da série Jornada nas Estrelas: Fase II, em 1978, a Paramount resolveu levar Jornada para o cinema. O sucesso de Star Wars e Contatos imediatos do terceiro grau fizeram o estúdio perceber que também poderia ter um grande sucesso com um blockbuster de ficção científica. Dessa forma, o projeto de um seriado deu lugar ao de um filme.

Um grande orçamento foi destinado à produção, além da contratação do renomado diretor Robert Wise, responsável pelo clássico da ficção científica O dia em que a Terra parou e os cultuados Amor, sublime amor e A noviça rebelde.

Os roteiristas começaram então a reescrever o roteiro In thy image, escrito inicialmente para a Fase II. Porém, o trabalho foi complicado, incluindo diversas reescritas que levaram ao atraso na entrega do roteiro final, o que somente ocorreu pouco tempo antes do início efetivo das gravações.

Todo o elenco original foi contratado para o filme, incluindo Leonard Nimoy com seu Spock, que não havia concordado em participar da Fase II. Persis Khambatta permaneceu com o papel de Ilia, planejado para a série, assim como o capitãoWilliam Decker, interpretado por Stephen Collins.

No enredo, uma misteriosa forma alienígena em uma imensa nuvem de energia desloca-se em direção a Terra. A nave Enterprise é a única capaz de investigar o fenômeno e impedir que destrua o planeta. O agora almirante James T. Kirk assume o comando, irritando o atual capitão William Decker, com a ajuda da tripulação principal original, à qual estão incluídos o Sr. Spock e o Dr. McCoy.

Além de efeitos visuais de última geração, muito superiores aos fracos utilizados na Série Clássica, ocorreu ainda uma reformulação do design da Enterprise, tanto externamente como na parte interna, a exemplo da ponte de comando, corredores e funcionalidades em geral, além dos uniformes da tripulação. Trabalhos detalhados e muito bem realizados, que acabaram indicados ao Oscar nas categorias Melhor Efeitos Especiais e Melhor Direção de Arte.

A trilha sonora ficou a cargo do famoso Jerry Goldsmith. Influenciado pela de Star Wars, composta por John Williams, Goldsmith fez uma trilha grandiosa, com um toque romântico. Um novo tema foi composto, tornando-se, juntamente com o tema da Série Clássica, um dos símbolos musicais da franquia. É preciso citar ainda o tema dos klingons, Klingon Battle, e Ilia's Theme, utilizado na overture. Sobre este último, um curioso fato é que o filme foi um dos últimos a ter uma overture, sequência musical antes do filme propriamente começar. Era muito comum até os anos 1960, porém foi estando cada vez menos presente, até cair em desuso por completo.

A produção de Jornada nas Estrelas: O Filme recebeu consultoria técnica da NASA, do JET Propulsion Laboratory, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e do renomado escritor de ficção científica Isaac Asimov. É preciso considerar ainda que, no geral, a produção foi muito conturbada, com gastos cerca de três vezes o orçamento inicial e muitos atrasos. Para se ter uma ideia, o filme somente foi finalizado poucos dias antes da pré-estreia.

O lançamento de Jornada nas Estrelas: O Filme ocorreu em 7 de dezembro de 1979 nos Estados Unidos. As críticas foram mistas. Alguns gostaram, elogiando principalmente a qualidade técnica da produção. Outros consideraram o filme muito lento, sem a ação geralmente associada a filmes e ficção científica e até mesmo presente na Série Clássica; pouco desenvolvimento dos personagens e cenas de efeitos especiais muito longas.

Porém, ao contrário das críticas, o filme teve uma das maiores estreias do ano. Os trekkers, após dez anos de espera, finalmente poderiam assistir a uma aventura inédita com os atores e os personagens da série. Apesar do alto custo de produção, Jornada nas Estrelas: O Filme rendeu cerca de 140 milhões de dólares em todo o mundo e foi a quarta maior bilheteria de 1979 nos Estados Unidos, o que levou a Paramount imediatamente considerar uma sequência.

Em 1983, uma exibição na televisão americana apresentou o filme com 12 minutos de cenas adicionais que haviam sido retiradas da versão de cinema. Finalmente, em 2001, Robert Wise lançou a sua versão do diretor, com cortes de algumas cenas e a inclusão de outras realizadas por computador. Felizmente, as cenas excluídas, inclusive as apresentadas na televisão em 1983, também foram incluídas na edição em dvd.

Em breve, a coluna Cine Cult abordará a sequência, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, considerado por muitos como o melhor filme da franquia Star Trek e um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos.

TRAILER DE JORNADA NAS ESTRELAS - O FILME (sem legendas):



LEIA MAIS:

- JORNADA NAS ESTRELAS: FASE II - A SÉRIE QUE NUNCA FOI AO AR
- JORNADA NAS ESTRELAS: A SÉRIE ANIMADA - AS AVENTURAS POUCO CONHECIDAS
- JORNADA NAS ESTRELAS: A SÉRIE CLÁSSICA - ONDE NENHUM SERIADO JAMAIS ESTEVE