Resenha do Blu-ray nacional de M*A*S*H

A primeira resenha de Blu-ray do TVCINEMADVD apresenta a edição nacional da cultuada comédia de humor negro M*A*S*H, lançada originalmente em 1970 e dirigido por Robert Altman. Um grande filme e uma ótima edição.

O FILME


M*A*S*H foi baseado em um livro escrito por Richard Rooker. Uma comédia de humor negro que satiriza a vida dos médicos de uma base médica militar (Medical Army Surgical Hospital - MASH) durante a Guerra da Coreia. Mas, na verdade, o filme faz uma alusão à Guerra do Vietnã, que estava ocorrendo na época de seu lançamento.

No elenco, Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerritt, Sally Kellerman, Robert Duvall, René Auberjonois, Roger Bowen e Gary Burghoff, entre outros.
Muito bem recebido pela crítica, ainda que sendo um filme relativamente ousado para o período, foi indicado a vários Oscars. E ainda hoje, M*A*S*H é considerado uma das melhores comédias do cinema norte-americano.

O sucesso do filme levou-o a ser transportado para a televisão, tornando-se uma das poucas adaptações bem-sucedidas do cinema para a tv. Porém, nenhum dos atores do longo-metragem se interessaram em participar da série, com exceção de Gary Burghoff com seu personagem Radar. Com isso, entraram Alan Alda, Wayne Rogers, McLean Stevenson, Larry Linville e Loretta Swit, entre outros. O seriado teve ao todo 11 temporadas, exibidas entre 1972 a 1973. O último episódio é até hoje o de maior audiência da história da televisão americana, tendo sido apenas ultrapassado por muito pouco em 2010 pelo Super Bowl.

O BLU-RAY

O Blu-ray, assim como o dvd duplo, foi lançado pela Fox Home Entertainment. Tem apenas um disco e sem arte interna.

IMAGEM

A imagem está muito boa. Apresenta bastante granulação, mas esta é própria da filmagem do filme, da visão que o diretor provavelmente queria criar. As cores são bem definidas, ainda que a maior parte do tempo predominem cores mais escuras e relativamente desbotadas. Também há cenas que estão meio desfocadas, porém novamente devido ao próprio filme. Então, pode-se dizer que é a melhor imagem que M*A*S*H já teve.

ÁUDIO

O áudio em inglês 5.1 DTS-HD Master é excelente. Infelizmente não pude testar por completo toda essa capacidade, mas é bem perceptível a alta qualidade. Também está disponível em mono.
O áudio em português é a dublagem original, realizada pela Peri Filmes. É possível perceber claramente que se trata de um material antigo, porém muito bem preservado. A Fox realizou um processo de remasterização, ampliando para 5.1 canais e melhorando significativamente a qualidade do áudio. Em alguns momentos, é pouco audível, muito devido a existência de diversas falas ao mesmo tempo, própria do filme. Mas, no geral, está excelente.
Também há dublagens em espanhol, francês, alemão e tailandês.

EXTRAS

- Comentário do diretor Robert Altman.

- Guia Interativo de M*A*S*H: se ligado, um avatar de cada personagem aparece quando o personagem está na cena do filme, trazendo informações sobre o mesmo.

- AMC Backstory - M*A*S*H: episódio da antiga série do canal norte-americano AMC que trazia as histórias por trás da produção de filmes famosos. Nesse episódio apresentado, com cerca de 25 minutos, apresenta a produção de M*A*S*H, com entrevistas e informações.

- Enlisted - The Story of M*A*S*H: documentário de cerca de 41 minutos, também sobre a produção do filmes, porém mais detalhado e profundo, com um número maior de entrevistas e informações a respeito.

- M*A*S*H - History Through the Lens: com cerca de 44 minutos, este documentário foca na história das unidades MASH durante a Guerra da Coreia, incluindo entrevistas com médicos cirurgiões e enfermeiras que trabalharam de fato no conflito.

- Remembering M*A*S*H - 30th Anniversary Cast and Crew Reunion: especial realizado por um canal norte-americano em comemoração aos 30 anos de lançamento do filme, em 2000, homenageando o diretor Robert Altman. Inclui novas entrevistas com atores e integrantes da equipe de produção do filme. Com cerca de 30 minutos de duração.

- Trailers: Original de cinema (3:06) e Trailer em português (3:01) (este trailer, também incluso na edição norte-americana, trata-se do trailer brasileiro, exibido no cinemas nacionais na época de lançamento do filme. Tem uma narração em português, a qual é possível perceber ser bem antiga, com legendas de época nas cenas com falas de atores, gravadas na imagem. Um material raro e muito interessante.)

- Galeria de imagens: único extra em 1080p (os demais são SD), traz cerca de 6 minutos de imagens das gravações do filme.

COMENTÁRIO

Esta edição em Blu-ray lançada no Brasil pela Fox é excelente. A imagem é muito boa, ainda que seja possível perceber uma certa granulação e até mesmo meio desfocado em certas cenas, mas devido ao original do filme em si. O áudio também se destaca, tanto em inglês quanto a dublagem original brasileira, que apresentam ótima qualidade. A quantidade de extras presente nesse Blu-ray é maior que a da edição dupla brasileira em dvd, o que para os fãs do filme já vale adquirir essa nova edição. Mas não somente os fãs, como também todos os que apreciam um bom filme, principalmente um clássico, podem se interessar por esse Blu-ray.

Imagens do site DVD Beaver:





TRAILER DE M*A*S*H (sem legendas)

LEIA MAIS: