Os melhores filmes classicos de Natal

O Natal é a época de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Além de reunir a família, trocar presentes e saborear comidas deliciosas, também é um período de conhecer ou assistir novamente aos clássicos natalinos. Praticamente um gênero cinematográfico à parte, esses filmes ajudam a reavivar o espírito de Natal e a dar um toque especial a essa celebração.
A obra de Charles Dickens A Christmas Carol, no Brasil Um cântico de Natal, é um dos livros natalinos mais populares da História. Por isso, já foi adaptado dezenas de vezes para o cinema e para a televisão. Entre as mais famosas versões, destacam-se os filmes de 1938, 1951, 1970 e 1984. Além dessas, tem a adaptação com os Muppets, O conto de Natal dos Muppets, de 1992, a comédia com Bill Murray, Os fantasmas contra-atacam, de 1988, e a animação 3D Os fantasmas de Scrooge, de 2009, entre várias outras.


A crença em Papai Noel é tema do delicado De ilusão também se vive, título brasileiro da época de lançamento, mas também conhecido como Milagre na rua 34. Esse clássico de 1947, indicado ao Oscar de melhor filme, traz Maureen O"Hara, John Payne, Edward Gween (vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante) e a então pequena Natalie Wood no elenco. A refilmagem de 1994 é frequentemente reprisada na televisão, e por essa razão, acaba sendo mais conhecido por muitos do que o original. Ainda assim, ambos merecem ser assistidos.

A felicidade não se compra tornou-se um clássico natalino ao longo dos anos. Na época de seu lançamento, em 1946, não fez sucesso. Mas foram as reprises no Natal que o elevaram ao status de símbolo dessa época do ano. Dirigido pelo cultuado Frank Capra, é estrelado por James Stewart, Donna Reed e Lionel Barrymore.

O gênero musical também tem seus representantes entre os clássicos natalinos. O mais famoso deles é Natal Branco, de 1954, estrelado por Bing Crosby e Danny Kaye e dirigido por Michael Curtiz (de Casablanca). A canção tema e que dá título ao filme, White Christmas, no original, foi composta por Irving Berlin, também responsável pela trilha sonora, e é uma das mais interpretadas músicas natalinas com versões em diversas línguas.



Mas engana-se quem pensa que os clássicos natalinos são apenas esses filmes familiares antigos. E Duro de Matar prova isso. Apesar de ser um filme essencialmente de ação, por se passar na véspera de Natal conseguiu se tornar uma das produções cinematográficas mais lembradas dessa época do ano. Vale citar também a sua continuação, Duro de Matar 2.



As comédias buscam representar as confusões comuns do Natal. Porém, cada uma apresenta um toque especial. É o que fazem Esqueceram de mim (1990) e Esqueceram de mim II - Perdido em Nova York (1992), ambos estrelados por Macaulay Culkin, além de Férias frustradas de Natal (1989), Uma história de Natal (1983), Meu Papai é Noel (1994), Um herói de brinquedo (1996), Sobrevivendo ao Natal (2004) e Um Natal muito, muito, muito louco (2004), entre vários outros.



Encerrando, vale a pena citar a versão original de Noite do Terror (1974), a dramédia Uma noite mágica (1998), o adorado e odiado O Grinch (2000) e as animações O estranho mundo de Jack (1993) e O expresso polar (2004).



Escolham seus favoritos e divirtam-se!


FELIZ NATAL A TODOS!!!





LEIA MAIS:

- SITCOMS: COMÉDIA E HISTÓRIA
- HOMENAGEM A LESLIE NIELSEN (1926-2010) 
- AS MELHORES ABERTURAS DE SÉRIES DE TV